Feira de Santana

HEC reduz em 72% a taxa de mortalidade materna

O HEC, uma unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), gerida pela Liga Álvaro Bahia, foi uma das instituições estaduais escolhidas pela secretaria para aderir ao projeto

05/06/2023 15h53
HEC reduz em 72% a taxa de mortalidade materna

O Hospital Estadual da Criança (HEC) reduziu em 72% a taxa de mortalidade materna na unidade. O resultado é fruto da participação da maternidade do HEC no projeto “Todas as mães importam”, uma iniciativa realizada pelo Einstein em conjunto com o programa global MSD para mães.

O programa é promovido pela farmacêutica MSD, que é conhecida como Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, nos Estados Unidos e Canadá, e tem como objetivo contribuir para a criação de “um mundo em que nenhuma mãe morra ao dar à luz”.

O HEC, uma unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), gerida pela Liga Álvaro Bahia, foi uma das instituições estaduais escolhidas pela secretaria para aderir ao projeto. O principal objetivo era reduzir, em pelo menos 30%, a taxa de mortalidade materna por causas diretas, que são aquelas resultantes de complicações obstétricas na gravidez, parto ou puerpério.

“O Hospital conseguiu superar a meta, o que significa que mais vidas foram salvas. É um resultado extraordinário. Continuaremos a implementar melhorias, sempre no intuito de buscar zerar esse índice.”, ressalta a diretora do HEC, Lívia Leite.

A redução foi verificada na comparação de 2021, antes do início do projeto, com o anos de 2022 e 2023. Dentre as principais causas de mortalidade direta estão: hemorragia pós-parto grave, pré-eclâmpsia grave, eclâmpsia, sepse/infecção sistêmica grave, complicações graves do abortamento e critérios near miss (disfunções graves em geral).

O projeto foi iniciado em agosto de 2021 e será encerrado em 2023. O dado obtido ainda é preliminar e será atualizado ao final da iniciativa. “Tem previsão de finalização das atividades em agosto de 2023, porém os processos de melhoria implementados, bem como a coleta de indicadores permanecerão incorporados ao serviço”, acrescenta a coordenadora de enfermagem da obstetrícia do HEC, Larissa Paiva.

O processo, complementa Larissa, é contínuo. “O HEC tem investido na qualificação de seus colaboradores para a vigilância e o estudo das condições potencialmente ameaçadoras à vida, bem como, no fortalecimento dos comitês hospitalares internos”, finaliza.

*Assessoria

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Hospital da Mulher registra mais de 15 mil atendimentos a gestantes em três meses

Hospital da Mulher registra mais de 15 mil atendimentos a gestantes em três meses

Grande procura demonstra tanto a confiança das pacientes na unidade quanto a crescente...
Feira de Santana
Prefeitura de Feira promove Semana Nacional do Registro Civil com oferta de serviços gratuitos

Prefeitura de Feira promove Semana Nacional do Registro Civil com oferta de serviços gratuitos

A ação acontecerá na sede da SEDESO, localizada na Avenida Senhor dos Passos, nº 212,...
Feira de Santana
Lei institui Programa Municipal de Infraestrutura Sanitária em Áreas Públicas de Atividade Física em Feira de Santana

Lei institui Programa Municipal de Infraestrutura Sanitária em Áreas Públicas de Atividade Física em Feira de Santana

Proposta promulgada pela Câmara prevê sanitários acessíveis em praças, avenidas e...