Gestão da Saúde em Feira mostra resultados após 9 meses, diz secretário de saúde
De acordo com Rodrigo, três pontos concentravam as principais queixas da população no início do mandato

O secretário municipal de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, fez um balanço dos nove meses de gestão à frente da pasta, destacando as principais conquistas, desafios enfrentados e ações em andamento. Ele avaliou como positivo o período, apesar das dificuldades encontradas ao assumir a segunda maior cidade da Bahia.
“Gerir saúde em qualquer território é difícil. Imagine gerir saúde na segunda maior cidade da Bahia, que é maior do que oito capitais brasileiras”, afirmou. Segundo o secretário, a percepção negativa da população sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em Feira era um dos grandes desafios no início da gestão.
“Quando a gente assumiu, a percepção do SUS em Feira era ruim. Eu não acho que ela tenha mudado de forma significativa ainda, mas já avançamos muito. É um desafio nacional, e o que cabe a nós é melhorar a parte que depende do município”, disse.
De acordo com Rodrigo, três pontos concentravam as principais queixas da população no início do mandato: as condições estruturais das unidades de saúde, o pagamento dos servidores e a falta de medicamentos.
“Esses eram os três principais problemas apontados pela comunidade — estrutura, salário e medicamento e nós estamos enfrentando cada um deles com planejamento e resultados concretos”, afirmou.
No que diz respeito à estrutura física das unidades, o secretário destacou que o município vive atualmente o maior pacote de obras da Saúde dos últimos anos, com 40 unidades em processo de requalificação.
“Eu vou repetir o número: são 40 unidades sendo requalificadas. Não é promessa, é execução”, ressaltou.
Sobre os salários dos funcionários, Dr. Rodrigo afirmou que a gestão conseguiu regularizar os pagamentos dos profissionais da Saúde, um problema que gerava grande insatisfação.
“A questão dos salários atrasados não existe mais. Conseguimos regularizar. Ainda temos desafios em relação a benefícios como vale-alimentação e vale-refeição, mas estamos trabalhando para resolver também”, disse o secretário.
Outro ponto abordado por Rodrigo Matos foi o abastecimento de medicamentos na rede municipal. Ele explicou que, ao assumir o cargo em janeiro de 2025, não havia contrato ativo de fornecimento de medicamentos.
“Quando assumimos, não existia contrato de medicamentos. Fizemos adesão ao Registro de Preço compartilhado com o Estado e outros municípios e conseguimos suprir cerca de 30% a 40% da nossa demanda”, explicou.
Segundo o secretário, um novo pregão realizado em 16 de setembro deve resolver definitivamente o problema.
“O processo licitatório está sendo finalizado. A partir do momento em que a administração concluir essa etapa, poderemos comprar os medicamentos e virar essa página. Foi um problema herdado, mas que estamos resolvendo com gestão e responsabilidade”, destacou.
Rodrigo Matos reforçou que o trabalho à frente da Secretaria de Saúde tem sido pautado pela organização administrativa, planejamento e resultados concretos.
“O importante é destacar que estamos enfrentando os problemas de frente e com seriedade. Não estamos prometendo o que será feito: estamos executando. Feira de Santana vive um novo momento na saúde pública, com reestruturação, valorização e resultados acontecendo”, concluiu.







