Festival de Quadrilhas de Feira de Santana encerra com ginásio lotado, emoção e celebração da cultura junina
Durante o festival, foram premiadas quadrilhas dos dois dias em uma única avaliação
O Ginásio Municipal de Esportes, no bairro Queimadinha, foi tomado por cores, alegria e tradição nordestina durante o 2º Festival de Quadrilhas Juninas de Feira de Santana, realizado nesta sexta (04) e sábado (05). O evento, promovido com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, reuniu 25 quadrilhas, sendo 21 tradicionais e 3 estilizadas, e emocionou o público com apresentações cheias de ritmo, criatividade e amor pela cultura.
A coordenadora das quadrilhas juninas do município e organizadora do festival, Mari Falcão, destacou que as expectativas foram superadas.
“A gente teve que correr atrás de muita coisa para deixar tudo como tinha que ser para as quadrilhas, como elas merecem. Está tudo muito lindo. Tivemos público ontem e hoje, e as quadrilhas estão maravilhosas, dando show”, afirmou.
Mesmo fora do período junino, o festival marca o encerramento das atividades das quadrilhas na sede e nos distritos.
“Acho que estamos fechando os festejos com chave de ouro. Esse festival é um resgate do que já vivemos desde o Arraiá do SESI, o Arraiá de Santana. Agora temos novamente um festival voltado para as quadrilhas de Feira. É um espaço delas, pensado para elas”, completou Mari.
Durante o festival, foram premiadas quadrilhas dos dois dias em uma única avaliação, considerando categorias como primeiro, segundo e terceiro lugar, melhor casal de noivos, melhor marcador e melhor figurino.
A noite de sábado também foi marcada por um gesto de agradecimento da organização. Mari Falcão entregou um troféu ao prefeito José Ronaldo e ao secretário de Cultura, Cristiano Lobo, reconhecendo o apoio ao festival.
“Temos que ser gratos a quem abraça as nossas causas. Agradeço ao prefeito José Ronaldo por ter acreditado e apoiado o festival. Eu comecei como brincante, quando ainda tinha o Arraiá de Santana, e ver esse festival voltar com força me emociona e não posso deixar de agradecer também ao secretário Cristiano Lobo, que desde a primeira conversa abraçou o projeto com total dedicação”, declarou Mari.
O prefeito José Ronaldo destacou a importância de manter viva a tradição das quadrilhas.
“É um momento de festa, de emoção, você vê a felicidade dos jovens. A Prefeitura é parceira, mas é necessário que existam pessoas que amem as quadrilhas para manter essa cultura viva em Feira de Santana”, disse. Ele aproveitou para cumprimentar os organizadores e ressaltou o compromisso da gestão com o fortalecimento cultural: “Quero aqui deixar meu abraço a Mari, a Mateus e a todos que trabalham muito para manter essa tradição. Para o ano, tem mais!”
O secretário Cristiano Lobo também comemorou o sucesso do festival, enfatizando o valor cultural do evento.
“É um trabalho que envolve muita gente durante o ano todo, costureiras, coreógrafos, marcadores. São famílias inteiras envolvidas. A Prefeitura, por meio da Secretaria, deu total apoio à realização do festival porque entende que isso é valorizar o patrimônio cultural da cidade”, afirmou.
Ele também destacou que a proposta é fortalecer o evento nos próximos anos. “Discutimos com a coordenação e entendemos que o ginásio seria o espaço ideal para valorizar ainda mais essas apresentações performáticas, animadas, cheias de cor. As pessoas participaram, valorizaram e entenderam a importância do festival.”
Além das apresentações competitivas, o festival contou com música ao vivo. Na sexta-feira, o forró pé de serra ficou por conta de Zé Trindade e Uns Cambadas. No sábado, o encerramento teve show da banda Os Bambas do Nordeste.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel