Saúde

Festejos juninos exigem atenção especial com a saúde ocular, alerta oftalmologista

Entre os principais perigos destacados estão a fumaça das fogueiras e os fogos de artifício.

21/06/2025 08h21
Festejos juninos exigem atenção especial com a saúde ocular, alerta oftalmologista

Com a chegada das tradicionais festas de São João, o clima de alegria e celebração toma conta do Nordeste. No entanto, esse período também exige cuidados com a saúde, especialmente com os olhos. Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, o médico oftalmologista Dr. Flávio Lopes fez um alerta sobre os riscos oculares comuns nessa época do ano e orientou a população sobre como se proteger.

“É um prazer falar sobre a saúde ocular nesse período tão importante e gostoso para nós, nordestinos. Mas é preciso atenção, porque essa época também traz riscos”, iniciou o especialista.

Entre os principais perigos destacados por Dr. Flávio estão a fumaça das fogueiras e os fogos de artifício.

“A fumaça pode causar irritações nos olhos, principalmente em crianças com componente alérgico. Isso pode levar a coceiras e, em alguns casos, até lesões na córnea. Por isso, é fundamental evitar contato direto da fumaça com o rosto”, explicou.

O uso de fogos de artifício também preocupa. “Infelizmente, o trauma ocular por fogos é uma ocorrência que vemos nessa época. Seja por explosões próximas ao rosto ou por faíscas, os olhos estão sempre em risco”, alertou o médico.

O oftalmologista orientou que os primeiros socorros dependem do tipo de acidente.

“Se for um trauma químico, como pólvora no olho, o ideal é lavar imediatamente com água filtrada em abundância. Já no caso de pancadas, como aquelas provocadas por espadas, a situação é mais grave e pode levar à catarata, glaucoma ou descolamento de retina. Nesses casos, o atendimento médico imediato é essencial.”

Dr. Flávio reforça que, em qualquer tipo de trauma, a consulta com um oftalmologista deve ocorrer o quanto antes.

“Mesmo lesões aparentemente leves podem causar danos sérios se não forem tratadas corretamente”, afirmou.

Supervisionar as crianças durante as festas é indispensável. “Quem é pai sabe como é difícil manter os pequenos longe dos fogos. Mas a presença de um adulto é fundamental e se a criança já tiver histórico de alergia ocular, o uso preventivo de colírios antialérgicos pode ajudar muito”, indicou.

Outro ponto de atenção são as lentes de contato. Segundo o especialista, o aumento do uso durante os festejos, muitas vezes por vaidade, exige cuidados redobrados.

“Nunca se deve dormir com as lentes, muito menos ir para piscina com elas. Isso pode gerar infecções sérias.”

Dr. Flávio também lembrou dos motoristas que passam horas na estrada para aproveitar os festejos em outras cidades.

“Quando estamos dirigindo, piscamos cerca de 70% menos. Isso deixa os olhos mais secos. Por isso, o uso de colírios lubrificantes é altamente recomendado, além de manter os exames oftalmológicos em dia e nunca dirigir sem o óculos adequado.”

O oftalmologista reforçou a importância da prevenção. “O melhor cuidado é sempre evitar o problema. Manter distância segura de fogueiras, supervisionar o uso dos fogos, cuidar da higiene ocular e não descuidar da proteção visual são atitudes que garantem um São João mais seguro e alegre.”

Dr. Flávio Lopes atende na Clinos – Hospital de Olhos e deseja a todos um São João de muita alegria, mas com responsabilidade: “Cuidem da saúde dos olhos. Com prevenção, dá para curtir tudo isso com muito mais segurança.”

Comentários

Leia também

Saúde
Atividade física é aliada na prevenção do AVC, destaca fisioterapeuta

Atividade física é aliada na prevenção do AVC, destaca fisioterapeuta

Especialista reforça que movimento regular pode evitar até 80% dos casos
Saúde
Ecocardiograma Fetal passa a ser realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher

Ecocardiograma Fetal passa a ser realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher

O serviço já está disponível às terças-feiras, das 7h às 13h, como parte da assistência...
Saúde
Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

Produto ainda não teve eficácia comprovada