Feira de Santana

Feira de Santana aguarda chegada do 1º lote da Pfizer pediátrica nesta quinta-feira (17)

Especialistas alertam para que os pais cumpram o prazo da vacinação

16/11/2022 12h19
Feira de Santana aguarda chegada do 1º lote da Pfizer pediátrica nesta quinta-feira (17)

O estado da Bahia recebeu na última quinta-feira (10), a primeira remessa de vacina contra a Covid-19, da Pfizer BioNTech, para crianças de seis meses a menores de três anos.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Carlita Correia, informou que o município vai receber o imunizante nesta quinta-feira (17).

“O Estado já fez contato com todos os municípios e nos informou que as doses serão liberadas a partir de amanhã pra o município de Feira de Santana, mas apesar de as doses serem liberadas amanhã o estado aguarda do Programa Nacional de Imunização um link de capacitação, porque nós precisaremos instruir todos os profissionais sobre a forma mais segura de vacinar as crianças com a vacina da Pfizer Pediátrica, então depois que toda equipe passar por esse momento de capacitação é que nós iremos iniciar as ações de vacinação no município.” Disse.

Em Feira de Santana 68.324 crianças, entre 3 e 11 anos, já foram imunizadas contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é imunizar 74 mil crianças. Especialistas fazem um alerta para que os pais cumpram os prazos para a aplicação da segunda dose da vacina.

No município, 1.627 crianças de 3 a 4 anos receberam a primeira dose da vacina e apenas 368 a segunda dose. O prazo para aplicação da segunda dose da Coronavac é de 28 dias, após a aplicação da primeira.

42.585 crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas com a primeira dose e 23.400 com a segunda dose das vacinas Pfizer ou Coronavac. Para quem recebeu a vacina Pfizer, o prazo para aplicação da segunda dose é de 8 semanas. A Vigilância Epidemiológica alerta aos pais sobre o perigo de não vacinar os pequenos no período correto.

“Vacina sempre foi a forma a melhor forma de prevenção. Então, nós temos visto que os casos da covid diminuíram, depois eles começam a reaparecer alguns casos novamente, mas a gente vê que não tem hospitalização. Então, essa segurança de garantir a vida em primeiro lugar, porque uma vez que a criança ou um adulto seja acometido pela doença, estando imunizado, nós temos visto que não temos tido internamentos.”

As doses do imunizante estão disponíveis em 104 salas de vacina, localizadas nas unidades de saúde da zona urbana e rural, que funcionam de segunda a sexta-feira. As unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora, tem funcionamento ampliado das 8h às 21h. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Vereador propõe projeto de mudança de local da Micareta

Vereador propõe projeto de mudança de local da Micareta

Projeto de Lei para alteração do local foi adiado para realização de audiência pública ...
Feira de Santana
Prefeitura inicia revitalização da lagoa Antônio Dias, no Limoeiro

Prefeitura inicia revitalização da lagoa Antônio Dias, no Limoeiro

A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a empresa japonesa fabricante...
Feira de Santana
5ª Feira de Gastronomia e Artesanato do Feiraguay começa nesta quarta

5ª Feira de Gastronomia e Artesanato do Feiraguay começa nesta quarta

Sabores e talentos locais se encontram no evento, na Praça Presidente Médici, de 5 a...