Estudantes feirenses revelam como se preparam para o ENEM
Mesmo aqueles que não fizeram a prova, prestaram apoio aos participantes neste domingo.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é muito aguardado pelos estudantes que se preparam durante todo ano para a realização das provas.
Nesse domingo (03), foram realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. A estudante Iasmin explicou como se preparou para o exame. “Me preparei vendo simulados, fazendo a redação. A melhor forma é ver as provas antigas e tentar responder.” Iasmin completa reforçando a importância de se hidratar, alimentar e dormir bem.
O estudante Luiz Felipe reforçou a importância de se preparar psicologicamente para um momento como esse. “Eu mantenho a calma, sem desesperar, porque são várias horas de prova. Então, tem que manter a calma para fazer uma prova tranquila, não ter erro.”
Muitos estudantes feirenses visam uma vaga na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), um referência de ensino para o estado. Em sua quarta tentativa no ENEM para ingressar na UEFS, o estudante Kaique explica como manter o foco em seu objetivo é essencial para o sucesso. “A preparação é não ficar muito apressado ou focado em uma coisa só, mas sim abordar tudo aquilo que das outras vezes deixei faltar, que fez a nota ser menor, e assim, dessa vez, conseguia alcançar. Minha meta é direito na UEFS. Sempre.” Kaique diz que também cuida para que não atrapalhe os outros participantes com barulhos excessivos ou ruídos que incomodem.
Algumas pessoas, mesmo aqueles que não farão a prova, vão até os locais de realização do exame para prestar apoio aos participantes. Como o fotógrafo Vitor Sales, que esteve presente no Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimarães com cartazes e frases de incentivo os estudantes que buscam a tão sonhada aprovação. “Nós fazemos parte do Aja Amor – Ministério de Ações Sociais e Evangelismo e nós estamos levando mensagem de esperança, paz, alegria através da mensagem de Jesus Cristo, do Evangelho. Estamos aqui dando doces, água, caneta, mas acima de tudo levando paz para essas pessoas. Sabemos que esse momento é complicado e um pouco desafiador.”