Estudantes de escolas públicas da Bahia se destacam no Enem com notas acima de 900
Exame registrou um número recorde de 376.352 inscritos na Bahia, sendo que mais de 113 mil estudantes são da rede estadual de ensino
Nesta segunda-feira (13), foram divulgadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para o Ensino Superior. Na Bahia, o exame registrou um número recorde de 376.352 inscritos, sendo que mais de 113 mil estudantes são da rede estadual de ensino, o que reflete o trabalho da Secretaria da Educação (SEC) com o projeto “Tô com Você no Enem”. As notas podem ser acessadas na Página do Participante, disponível no link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), inserindo o login gov.br.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, destaca que o Estado alcançou um marco histórico ao ter 100% dos estudantes concluintes do Ensino Médio inscritos no exame. Este aumento significativo foi resultado de ações estratégicas da SEC, como a mobilização para garantir a isenção da taxa de inscrição e o apoio contínuo aos alunos. “Estamos orgulhosos dos nossos estudantes. Este recorde de inscrições e a boa pontuação na prova mostram que, quando oferecemos suporte e incentivo, nossos jovens respondem com dedicação e resultados excelentes”.
Em toda a Bahia, estudantes da rede estadual se destacaram especialmente na redação, com notas acima de 900 pontos. No Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Maria do Socorro Gomes Possidônio, localizado em Abaré, os candidatos obtiveram um excelente desempenho, como foi o caso de Weyllon Lerry Alves Conceição, 18 anos, que obteve 960 na redação. “Eu me dediquei bastante para o exame, especialmente na redação. Fiz muitas práticas de escrita, li textos argumentativos e estudei os temas mais recorrentes do Enem, sempre buscando melhorar as minhas estratégias. Os professores da minha escola fizeram o possível para ajudar, orientando sobre os critérios de correção da redação e nos incentivando. Além disso, a escola também ofereceu alguns simulados. É uma sensação quase mágica quando percebemos que todo o nosso esforço valeu a pena e que o que expressei foi bem compreendido e valorizado”.
Além de Weyllon, suas colegas Rachel Stefanny Rodrigues Resende e Graziela Silva Ribeiro, ambas de 18 anos, alcançaram a nota de 940 na redação. “Foi extremamente gratificante perceber que alcancei uma boa nota na redação, resultado de toda a minha dedicação e esforço. Eu me preparei bastante para a prova e estou muito feliz com esse resultado”, comemorou Rachel.
No Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, localizado no bairro da Sussuarana, em Salvador, o estudante Manuel Davi da Silva Lisboa, 17 anos, também obteve 960 na redação. Ele destacou a importância do apoio da escola durante a sua preparação para o exame.
“Nós tínhamos, na nossa escola, uma matéria eletiva voltada para a produção de textos e lá aprendemos as competências do Enem, a importância da gramática, a articulação textual e outras coisas relacionadas à redação. Eu me senti feliz e realizado com esse resultado, sempre gostei muito de escrever e debater sobre temas do cotidiano. Além disso, me senti orgulhoso por conseguir alcançar essa meta. Pretendo fazer Jornalismo na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e estou bem confiante para o SISU (Sistema de Seleção Unificada)”.
Outro destaque veio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Senhor do Bonfim. Franklin dos Santos Silva, 18 anos, que pretende cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, alcançou 920 na redação. O estudante ressaltou a importância de se manter equilibrado. “A escola me ajudou bastante durante o processo de preparação. Fiquei muito feliz com a nota e já esperava, pois me preparei bastante para isso. Eu penso que, acima de tudo, é preciso ter disciplina para estudar os assuntos e preparar o psicológico também. Não adianta nada batalhar com estudos o ano inteiro se você não tem uma mentalidade forte”.
Tô com você no Enem
Além do apoio pedagógico e da preparação para o exame, visando garantir o acesso de todos os candidatos aos locais de prova, o Governo do Estado, em parceria com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) e prefeituras municipais, assegurou transporte gratuito, incluindo ônibus intermunicipais e o sistema metroviário em Salvador e Lauro de Freitas. Além disso, kits com água e lanche foram distribuídos para assegurar o bem-estar dos estudantes.