Estudantes de Direito visitam Câmara Municipal de Feira de Santana e conhecem o funcionamento do Legislativo
Alunos do primeiro semestre participaram de uma excursão educativa e destacaram aprendizado prático sobre projetos de lei e atuação dos vereadores

Nesta terça-feira (31), estudantes do curso de Direito da UNEF realizaram uma visita à Câmara Municipal de Feira de Santana com o objetivo de conhecer, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo. A atividade fez parte de uma excursão acadêmica acompanhada pela professora de Teoria do Direito, Tailane Pecorelli.
Entre os participantes, o estudante do primeiro período, Gabriel Menezes, destacou a importância da experiência para complementar o aprendizado em sala de aula.

“Viemos com a professora para aprender mais como funciona a casa, o Legislativo, e entender como vamos aplicar isso nas nossas aulas”, afirmou.
Gabriel também elogiou a recepção e a estrutura da Câmara durante a visita.
“Achei ótimo, um atendimento impecável, vereadores super educados e a organização, infraestrutura ótima, perfeita”, ressaltou.
Durante a passagem pela Casa Legislativa, os estudantes tiveram a oportunidade de dialogar com vereadores, conhecer o regimento interno e entender o trâmite dos projetos de lei. O contato direto com os parlamentares também despertou reflexões e novos interesses acadêmicos.
“Tive uma conversa sobre teoria com os vereadores, recebi indicações de livros, alguns que eu já li. Falamos sobre política, funcionamento da nação e também sobre a parte partidária”, explicou Gabriel.
O estudante destacou ainda que a visita contribuiu para ampliar seus horizontes dentro do Direito.
“Aprendemos como funcionam os projetos de lei, como são aprovados e analisados pela Câmara. Eu ainda não tenho uma área definida, mas me interesso por direito constitucional, penal e civil”, completou.
O vereador Marcos Lima, presidente da Câmara, também comentou sobre a relevância de iniciativas como essa, ressaltando a abertura do Legislativo para a comunidade.

“Estamos de portas abertas para a sociedade, para associações e para a população de Feira de Santana. Fazemos isso com a maior satisfação, porque queremos ficar cada vez mais próximos de quem vive na cidade”, afirmou.
Segundo ele, a visita permite que os estudantes compreendam, na prática, todo o processo legislativo.
“Eles conheceram como funcionam os projetos de lei, desde a apresentação, passando pelas comissões, até a votação. Também puderam acompanhar de perto um dia de sessão aqui na Câmara Municipal”, destacou.
Marcos Lima ainda reforçou a importância da participação popular e dos canais de comunicação com a Casa.
“A ouvidoria está com as portas abertas, com WhatsApp e internet funcionando para ouvir a população. Esse contato é fundamental”, concluiu.
*Com informações do repórter JP Miranda







