Saúde

Especialista aponta qual melhor período para realizar cirurgias plásticas

Maioria dos pacientes optam por realizar procedimentos no inverno

21/01/2023 16h00
Especialista aponta qual melhor período para realizar cirurgias plásticas

Segundo dados da Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica, o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. As técnicas de cirurgia visam melhorar  autoestima, saúde, e consequentemente alegria do paciente. Devido a complexidade de alguns procedimentos, é comum haver dúvidas sobre qual o momento ideal para realizá-los.

De acordo com o médico cirurgião plástico, Dr. Marcus Marcel, as cirurgias podem ser realizadas a qualquer época, mas existe uma preocupação maior a depender do tipo de cirurgia solicitada. A realização de procedimentos faciais, por exemplo, é recomendada durante o inverno.

“Isso é por conta do calor. Durante o verão existe uma chance maior de desidratação, e cirurgias como lipoaspiração ou abdominoplastia, que o paciente perde uma quantidade maior de líquido, precisa ter um cuidado maior com a alimentação e hidratação, para que não se repercuta no resultado da cirurgia”.

Além disso, a utilização de cintas pós-cirúrgicas pode esquentar, sendo mais confortável de utilizar durante períodos mais frios. Como o verão costuma coincidir com o período de férias de algumas pessoas, o repouso cuidadoso do pós-cirúrgico pode ser um empecilho para os planos.

Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica  (SBCP), a procura por intervenções cirúrgicas aumenta em 50% nos meses invernais. Muitas pessoas também buscam realizar procedimentos no período que antecede o verão, para se sentirem bem nos trajes de banhos para praias ou piscinas.

“A grande campeã de procura, mundialmente falando, são as cirurgias de aumento mamário — prótese de silicone, e lipoaspiração. São cirurgias que provocam uma transformação corporal”.

Apesar das mulheres serem o público que mais pesquisa por esse tipo de procedimento, o número de homens que se preocupam com a aparência tem aumentado.

“Estamos desmistificando esse preconceito, o homem está se cuidando mais. Aumentou a procura de lipoaspiração pelo público masculino, uma mudança no contorno corporal, e isso é nítido em vários consultórios”.

É importante haver acompanhamento de um profissional qualificado durante todo o processo, até o pós-operatório, para evitar complicações. Ainda, é essencial a prática regular de exercícios físicos, para manter o corpo em fora e não perder os resultados dos procedimentos cirúrgicos.

Para ter acesso a mais conteúdos sobre procedimentos médicos e conhecer o trabalho do Dr. Marcus Marcel, acesse o instagram: @dr.marcusmarcel.

Comentários

Leia também

Saúde
Bruxismo tem relação com problemas emocionais, aponta especialista

Bruxismo tem relação com problemas emocionais, aponta especialista

O bruxismo é um transtorno caracterizado por apertar os dentes ou serrar a mandíbula...
Saúde
OMS decide manter nível máximo de alerta para pandemia de Covid

OMS decide manter nível máximo de alerta para pandemia de Covid

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, seguiu as recomendações do comitê de urgência...
Saúde
Violência obstétrica, como denunciar e combater 

Violência obstétrica, como denunciar e combater 

A especialista enfatizou a importância de combater a violência obstétrica, e destacou...