Feira de Santana

Elaboração da Carteira de Projetos vai definir prioridades para o desenvolvimento de Feira

A próxima etapa é o detalhamento apontando o passo a passo para o processo de execução

13/04/2023 16h42
Elaboração da Carteira de Projetos vai definir prioridades para o desenvolvimento de Feira
Foto: ACM

Dez projetos estruturadores que vão compor a Carteira de Projetos 2035 para Feira de Santana foram apresentados ao prefeito Colbert Martins Filho, nesta quinta-feira (13). O estudo aponta intervenções para melhorar o desenvolvimento do município nas áreas de infraestrutura urbana e turística, inovação, educação, agroindústria, entre outros.

O potencial turístico do Morro de São José e o Lago Pedra do Cavalo, ampliação do aeroporto, gestão e inovação do sistema educacional, construção da nova Central de Abastecimento são alguns dos projetos. Entre eles, serão definidos cinco prioritários a serem apontados para execução.

A elaboração da carteira de projetos está sendo realizada por meio de convênio entre a Prefeitura de Feira, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), autarquia do Governo Federal, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os trabalhos estão sendo coordenados por um consórcio formado pelas empresas Tese e CONCREMAT.

A proposta é construir projetos estruturadores pensando no futuro do município, alinhados com os desafios do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e que contribua para implementação da Agenda 2030.

De acordo com Fernando Fleury, economista e membro da equipe do consórcio Concremat-Tese, a próxima etapa é o detalhamento apontando o passo a passo para o processo de execução e a documentação necessária.

“Foram observados a capacidade dos projetos serem efetivamente implementados, impacto social e econômico, além da capacidade do município gerenciar as iniciativas. Todo planejamento contou com a participação ativa pessoas engajadas nas áreas apontadas na elaboração da carteira de projetos”, afirma.

Ainda sobre o processo de elaboração, o coordenador local de projetos para o estado da Bahia do PNUD, Leonel Leal, destacou que “o desenvolvimento sustentável, fortalecimento da atividade industrial e inclusão social foram alguns dos requisitos para o planejamento”.

O coordenador de articulação institucional da SUDENE, Frederico Bezerra, observa que o município possui característica de desenvolvimento e a confecção da carteira de projetos vai favorecer inclusive os municípios vizinhos.

“Para implementar os projetos é preciso uma análise de pré-viabilidade, ou seja, é dar o passo anterior à execução do projeto com um planejamento detalhado quanto ao custo e meios para realizar. Pretendemos usar o orçamento do Governo Federal para trazer apoio na execução de projetos de longo prazo”, pontuou.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sicredi prevê inauguração de nova agência de Feira de Santana em setembro

Sicredi prevê inauguração de nova agência de Feira de Santana em setembro

Com um ambiente acolhedor e serviços acessíveis, a cooperativa busca estabelecer um relacionamento...
Feira de Santana
João Roma defende vice do PL na chapa de Zé Ronaldo

João Roma defende vice do PL na chapa de Zé Ronaldo

O dirigente partidário citou três membros do partidos em Feira que podem assumir a missão:...
Feira de Santana
Vereadores voltam a debater precatórios do FUNDEF

Vereadores voltam a debater precatórios do FUNDEF

O tema tem dividido opiniões entre os legisladores.