Educação

Educação Municipal formaliza parceria com o PROERD da Polícia Militar

Em atuação no município há dez anos, o programa já formou uma média de 600 alunos por semestre em cada companhia

21/03/2025 17h08
Educação Municipal formaliza parceria com o PROERD da Polícia Militar
Foto: Silvio Tito

A Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana (Seduc) formalizou, nesta quinta-feira (20), uma parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar. O encontro contou com a presença de comandantes de todas as companhias, reforçando o compromisso com a ampliação e fortalecimento da iniciativa.

Em atuação no município há dez anos, o programa já formou uma média de 600 alunos por semestre em cada companhia, consolidando-se como uma importante ferramenta na prevenção ao uso de drogas e na promoção da segurança nas escolas.

Segundo a psicopedagoga e coordenadora do programa na Seduc, Raquel Guirra, sempre houve um envolvimento entre os órgãos, mas esta é a primeira vez que as atividades serão formalmente alinhadas.

“São mais de 55 mil alunos de diversas comunidades, e o programa aborda temas essenciais, como drogas, bullying e álcool, que infelizmente já fazem parte da realidade escolar. Para fortalecer essa iniciativa, precisamos do apoio da sociedade e de parcerias com empresas que possam contribuir”, destacou.

O tenente Luciano Nonato, da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar, vinculada à base comunitária da Rua Nova, ressaltou que a formalização da parceria representa um avanço significativo, garantindo mais segurança e credibilidade ao trabalho desenvolvido.

“Com essa parceria, os esforços da Seduc e dos instrutores estarão alinhados a um único objetivo. As diretorias escolares terão mais confiança no trabalho realizado, o que resultará em uma maior mobilização. Além do compromisso de ampliar o número de estudantes formados, agora também teremos um suporte ainda maior da Secretaria. Isso é fundamental, considerando que o PROERD atende alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano”, explicou.

Ainda de acordo com o tenente, atualmente o programa realiza duas formações por ano, abrangendo os dois semestres envolvendo as quatro companhias de Feira de Santana, alcançando diversos bairros e praticamente todo o município.

A instrutora do PROERD, Ramayane Rodrigues de Souza, explicou que o programa adota estratégias e metodologias específicas para cada faixa etária, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

“Temos currículos adaptados para cada série, desenvolvendo competências para que os alunos possam resistir às drogas e se posicionar de forma assertiva. São cerca de oito encontros ao longo de cada semestre. Nosso objetivo é ampliar o alcance do programa, atendendo mais alunos, escolas e bairros, garantindo que esses estudantes permaneçam longe das drogas”, ressaltou.

Comentários

Leia também

Educação
Secretário de Educação aposta em integração entre secretarias para combater violência escolar

Secretário de Educação aposta em integração entre secretarias para combater violência escolar

O número de casos de violência no ambiente escolar mais que triplicou em uma década...
Educação
Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Iniciativa promove criação do mascote oficial da Seduc com direito a premiação
Educação
Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Kaleb foi selecionado para participar de campeonato de boxe