Educação

Ecossistema de Feira de Santana movimenta penúltima plenária da 5ª Conferência de CT&I

A 10ª plenária da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cecti), promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), deu prosseguimento a discussões e mapeamentos de ideias para o avanço das áreas científica, tecnológica e inovadora da Bahia. O evento, realizado nesta quinta-feira (7) na Universidade Estadual […]

08/03/2024 07h27
Ecossistema de Feira de Santana movimenta penúltima plenária da 5ª Conferência de CT&I
Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

A 10ª plenária da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cecti), promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), deu prosseguimento a discussões e mapeamentos de ideias para o avanço das áreas científica, tecnológica e inovadora da Bahia. O evento, realizado nesta quinta-feira (7) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em Feira de Santana, integra uma série de plenárias que ocorreram em municípios baianos e reuniram, até o momento, cerca de dois mil participantes. A ação em Feira contou com as presenças do secretário da Secti, André Joazeiro, da reitora da Uefs, Amali Mussi, do deputado estadual, Robinson Almeida, e demais autoridades. 

Divididos em grupos temáticos, os participantes discutiram e desenvolveram propostas que visam atender às demandas regionais e impulsionar o progresso científico, tecnológico e inovador do estado. Após a compilação dessas ideias em um documento, elas serão submetidas à análise e discussão durante a conferência estadual, que será realizada nos dias 4 e 5 de abril, em Salvador. Em seguida, serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciteci) para discussão.

O secretário da Secti, André Joazeiro, faz uma breve avaliação da etapa macroterritorial até o momento: “o movimento na Cecti está bem interessante. O setor acadêmico e o setor produtivo estão contribuindo bastante com propostas e recebendo muitas demandas dos movimentos sociais, que também estão bem representados nas plenárias. Estamos aproveitando para poder repactuar com detalhes aquela agenda que foi discutida e pactuada pelo governador no PGP. Então, estamos no detalhamento do plano do governo participativo, a partir, também, de um projeto participativo da Secti. Depois, nós vamos organizar essas demandas dentro das linhas estratégicas, preparar um documento para ser base da conferência estadual”.

Para a reitora da Uefs, Amali Mussi, essa forma participativa de construir política pública é fundamental. “Para nós, é uma honra receber a 5ª conferência. Isso fortalece a universidade na relação com a comunidade como um todo. A academia vai continuar agregando e ampliando a sua forma de participação no momento em que faz os seus projetos de acordo com a necessidade social. A universidade está aqui pra servir, principalmente a pública. Então, esse momento é uma escuta seletiva, aprofundada, alargada, que vai promover o repensar e o ampliar dos nossos projetos de acordo com o curso que teremos”, afirma.

Isailton Reis, gerente regional do Sebrae de Feira de Santana, ressalta a condução do evento: “penso que, mais uma vez, o Governo acertou nesse formato de convidar a sociedade, representada pelos estudantes, secretário, representantes de entidades empresariais, professores, para tratar de um assunto tão importante como é a ciência, a tecnologia e a inovação. Nós, do Sebrae queremos contribuir nessa lógica da inovação, ou seja, pegar essa ciência e tecnologia para levar ao público no qual trabalhamos, que são os pequenos negócios e aqueles que querem empreender, os futuros empreendedores”. 

Ubiramar Souza, integrante da Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia, fala sobre a presença da sociedade civil no evento, segmento que representa. “Não há democracia sem ouvir as pessoas, sem audição. As conferências são um dos instrumentos que permitem à sociedade, principalmente àqueles que estão ligados àquela temática, falar o que acham. Inclusive, uma das coisas que me motiva a estar aqui é popularizar as áreas de CT&I”.

A plenária de Feira de Santana foi conduzida pelo assessor de Planejamento e Gestão da Secti, que é, também, coordenador Geral da Cecti, Edson Valadares. O último evento da etapa macroterritorial ocorrerá em Lauro de Freitas, no dia 16 de março, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação da cidade (Ceeptic). A inscrição para esse evento está aberta e pode ser feita através deste link. Para mais informações, visite o site da Secti.

Comentários

Leia também

Educação
Universitários têm até esta quarta-feira (8) para se inscrever no ‘Mais Futuro’

Universitários têm até esta quarta-feira (8) para se inscrever no ‘Mais Futuro’

Inscrições são feitas de forma on-line no Portal da Educação
Educação
Contemplando mais de 300 estudantes, novas escolas foram entregues na Gabriela

Contemplando mais de 300 estudantes, novas escolas foram entregues na Gabriela

As unidades de ensino atenderão a educação infantil
Educação
Bairro Gabriela ganha mais duas unidades escolares nesta terça

Bairro Gabriela ganha mais duas unidades escolares nesta terça

Juntas, as unidades de ensino poderão atender até 280 crianças, de 2 a 5 anos de idade ...