Educação

Contemplando mais de 300 estudantes, novas escolas foram entregues na Gabriela

As unidades de ensino atenderão a educação infantil

07/05/2024 16h31
Contemplando mais de 300 estudantes, novas escolas foram entregues na Gabriela
Foto: ACM

Nesta terça-feira, 7, o bairro Gabriela ganhou mais duas novas unidades escolares para a educação infantil: o Centro Municipal de Educação Infantil Elisabeth Gomes Martins e a Escola Municipal de Educação Infantil Evaldo Gomes Martins que, juntas, atenderão 380 crianças entre 2 e 5 anos. 

Com 1.318m² de área construída, a estrutura do Centro Municipal de Educação Infantil Elisabeth Gomes Martins está dividida em dois blocos: o primeiro conta com secretaria, sala dos professores, direção, almoxarifado, sanitários masculino e feminino, lactário, cozinha, refeitório, 02 salas de aula, fraldário, solário, sanitário infantil adaptado, lavanderia, despensa e depósito de lixo. No segundo bloco estão distribuídas 08 salas de aula, 04 sanitários infantis, 04 solários, sala multiuso, 02 sanitários dos professores e depósito. 

A unidade, que funcionará em tempo integral, terá a capacidade máxima de 180 matrículas. Para Sidineia Campos, mãe do pequeno Caíque Campos, a entrega da unidade escolar é uma conquista importante. “Achei muito bom o espaço da escola, agora meu filho poderá estudar pela primeira vez e sei que aqui ele terá o que precisar para se desenvolver”, conta. 

A Escola Municipal de Educação Infantil Evaldo Gomes Martins é uma nova construção e contempla 05 salas de aula, brinquedoteca, área para parque infantil, pátio coberto e pátio descoberto, refeitório, sala dos professores, despensa para material de limpeza, despensa para material pedagógico, cantina, cozinha e despensa.  

A escola atenderá, inicialmente, estudantes de 4 e 5 anos. Serão 100 alunos por turno. Dona Dirlene de Jesus foi uma das primeiras a garantir a matrícula da filha, Anna Cristal Jesus. “Ela estudava em uma escola particular, mas quando soube da escola aqui próximo, decidi trazê-la para cá. A estrutura é excelente”, disse. 

Com a entrega das unidades de educação infantil, a Prefeitura conseguiu contemplar todos os segmentos na região da Gabriela. “Nós tínhamos escolas de anos iniciais e finais, e agora passamos a ter também escolas de educação infantil. É uma vantagem muito grande porque os alunos não se deslocam para outros bairros, permanecem na sua própria região. Isso dá mais comodidade e segurança para as famílias”, explica a secretária de Educação do município, Anaci Bispo Paim. 

O prefeito Colbert Martins destacou a estrutura das escolas para atender os alunos no início da vida escolar. “São salas amplas, espaços abertos, lactários, além de itens como chromebooks, que permitem que as crianças tenham contato com a tecnologia já nesta fase inicial. Há também ar-condicionado nas salas de aula, eles têm também alimentação escolar de qualidade por duas ou três vezes ao dia, enfim, reunimos todas as condições para que os alunos tenham acesso a melhor educação”, ressaltou.

Comentários

Leia também

Educação
SEC realiza encontro com foco na alfabetização de crianças na Bahia

SEC realiza encontro com foco na alfabetização de crianças na Bahia

A atividade, que segue até quarta-feira (5), tem o objetivo de promover discussões e...
Educação
Olimpíada de matemática: 18,5 milhões de alunos participam da 1ª fase

Olimpíada de matemática: 18,5 milhões de alunos participam da 1ª fase

Provas serão aplicadas nesta terça-feira (4)
Educação
Programa Mais Futuro divulga lista parcial dos homologados para receber o auxílio