Dor no nervo ciático: especialista explica o que é, causas e tratamento
O primeiro passo para o tratamento da dor ciática é a identificação e correção das causas responsáveis pela compressão do nervo.
O ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele é formado na bacia, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna e vai até o hálux, o maior dedo do pé. O nervo é responsável por promover sensibilidade e força nos membros inferiores. Segundo o neurocirurgião, Dr Rui Santana, a dor no ciático pode acometer homens e mulheres.
“A principal causa da dor no ciático é a famosa hérnia de disco. Nossa coluna possui vértebras, e temos entre elas os amortecedores, os discos, que quando escapam começam a pressionar o nervo causando dores. Também pode acontecer a inflamação do disco, que se dá pela sobrecarga de peso ou falta de atividade física”, explica o neurocirurgião, em entrevista ao De Olho na Cidade.
O primeiro passo para o tratamento da dor ciática é a identificação e correção das causas responsáveis pela compressão desse nervo.
“Em alguns casos dá para se tratar de uma forma mais simples, com remédios, fisioterapia, fortalecimento muscular, perder peso, atividade física, em outros casos mais raros, trata com cirurgia. O principal mesmo é o cuidado para evitar excesso de peso, e focar no fortalecimento muscular, já que a partir dos 30 anos perdemos 1% da massa muscular por ano”, alerta Dr Rui.
De acordo com o especialista, seis a cada 10 pacientes não precisam realizar a cirurgia.
“Para os que precisam realizar cirurgia, existem duas técnicas, a microdiscectomia e a endoscopia da coluna. A microdiscectomia é uma técnica utilizada há mais de 30 anos, é uma cirurgia aberta. Já a endoscopia de coluna, a qual sou especialista, é uma técnica mais recente e minimamente invasiva, realizada por meio de uma incisão com 8 milímetros. O paciente pode ter alta no mesmo dia”, destaca o neurocirurgião.