Saúde

Dor de cabeça pode ser indicio de DTM, aponta especialista

Ansiedade e estresse deixam o individuo mais suscetível a patologia

12/11/2022 18h00
Dor de cabeça pode ser indicio de DTM, aponta especialista

A Disfunção temporomandibular (DTM) é uma fadiga dos músculos da mastigação, por hiperatividade mastigatória. Esse problema acomete a articulação temporomandibular (ATM) – situada entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha, e pode provocar fortes dores de cabeça.

Segundo a cirurgiã-dentista Júlia Benites, a DTM pode ser causada por questões psicológicas, como quadros de estresse e ansiedade. A médica relata que alguns pacientes tomam muitos remédios na tentativa de controlar as fortes dores.

“Quando o paciente sofre de DTM podem surgir vários sintomas, um deles é a dor de cabeça. Além disso, o paciente pode ter dor na face, dor na musculatura, dor ao abrir e fechar a boca, na mastigação. Alguns indivíduos também reclamam de ‘zumbido’ e dor no ouvido, mas o principal sintoma relatado é a dor de cabeça”, explica a doutora em entrevista ao De Olho na Cidade.

A inflamação na mandíbula ocorre quando o disco articular, que permite o movimento mandibular, se desloca da sua posição original. O esforço contínuo para mastigar, especialmente alimentos duros, podem exigir muito da musculatura, causando problemas.

“Se o paciente sente muita dor é porque esse disco articular já está num estado de inflamação avançado, porque essa cartilagem não tem vasos, sangue ou nervo, então coisas que acometem a ela, não geram dor. Se o indivíduo está sentindo dor, é porque um osso pode está ‘triscando’ no outro, e isso é motivo de urgência para ir atrás de atendimento”, pontua a profissional.

Pacientes que possuem ansiedade ou estresse são mais suscetíveis a essa patologia, devido ao hábito de apertar muito os dentes e quadros de bruxismo. Essa tensão frequente pode provocar a patologia. O tratamento da DTM depende da causa.

“São dois tipos de DTM: a articular e a muscular. O tratamento vai depender desse diagnóstico, onde vamos prescrever a medicação e encaminhar o paciente para a terapia, e se for necessário, a cirurgia”, destaca.

Caso seja identificado sintomas, o indivíduo pode procurar um profissional neurologista, médico buco-maxilo-facial, ou dentista. A doutora Julia Benites atende na Clínica Ortocentro, localizada na Avenida Getúlio Vargas, Centro, nº 3445, próximo a faculdade Estácio.

Comentários

Leia também

Saúde
Aumento nos casos de câncer de pele no Brasil preocupa especialistas

Aumento nos casos de câncer de pele no Brasil preocupa especialistas

Por ser um país tropical, onde a população se expõe constantemente ao sol e com as...
Saúde
Cirurgia plástica em idosos: procedimentos e cuidados especiais

Cirurgia plástica em idosos: procedimentos e cuidados especiais

O cirurgião plástico Bernardo Fontes destacou a importância da segurança e da avaliação...
Saúde
Microfisioterapia: como ela pode ajudar a identificar a origem desconhecida de sintomas no paciente?

Microfisioterapia: como ela pode ajudar a identificar a origem desconhecida de sintomas no paciente?

O procedimento visa identificar as fragilidades no corpo do paciente e entender de onde...