Política

Distância entre Lula e Bolsonaro diminui em nova rodada da pesquisa BTG/FSB

Na última pesquisa, divulgada no final de julho, Lula tinha 44% e, Bolsonaro, 31%

08/08/2022 07h58
Distância entre Lula e Bolsonaro diminui em nova rodada da pesquisa BTG/FSB
Foto: Evaristo Sá e Nelson Almeida/AFP

A nova rodada da pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG, divulgada nesta segunda-feira (8), mostra que a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) diminuiu para sete pontos percentuais, em relação ao último levantamento realizado pelo instituto. O petista diminuiu três pontos e agora marcou 41%, enquanto Bolsonaro subiu os mesmos três pontos e tem 34%.

Ainda observando a intenção de voto do cenário estimulado, no primeiro turno, Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%. Simone Tebet (MDB) e André Janones aparecem na sequência, com 3% e 2%, respectivamente. Os outros candidatos não marcaram mais de 1%. O instituto esclarece que o nome de Janones foi incluído porque, quando a pesquisa foi registrada, no dia 2 de agosto, ele ainda era pré-candidato à presidência.

Na última pesquisa, divulgada no final de julho, Lula tinha 44%, Bolsonaro, 31%, e Ciro Gomes havia marcado 9% das intenções de voto.

Já no cenário espontâneo, onde o nome dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, Lula pontuou 38% (-2) e Bolsonaro 31% (+1). Ciro Gomes marcou 3%, Simone Tebet, 1%, e os outros candidatos, somados, 2%. Os que disseram que não votariam em ninguém são 6%. Brancos e nulos somaram 4%. Ao todo, 14% não souberam responder.

Na simulação de segundo turno, Lula apareceu com 51% dos votos e Bolsonaro ficaria com 39% na disputa. De acordo com o levantamento, o petista receberia 55% dos votos que foram para Tebet no 1º turno, 44% de Ciro e 45% de outros candidatos. Os que disseram que não votariam em ninguém são 5%. Brancos e nulos somaram 3%. Ao todo, 2% não souberam responder.

A pesquisa realizou 2.000 entrevistas de 5 a 7 de agosto de 2022. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08028/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Lula deve deixar encontro com Biden para o início de 2023

Lula deve deixar encontro com Biden para o início de 2023

Presidente eleito se reuniu com conselheiro dos EUA
Política
Paulo Guedes é sondado para integrar governo de Tarcísio em São Paulo

Paulo Guedes é sondado para integrar governo de Tarcísio em São Paulo

Não houve, no entanto, um convite formal, já que Guedes ainda não sinalizou se aceitaria...