Saúde

Dia Mundial do Chocolate: saiba como consumir o doce de forma saudável

Chocolate pode ajudar a reduzir pressão arterial, proteger artérias e melhorar fluxo sanguíneo

07/07/2024 12h11
Dia Mundial do Chocolate: saiba como consumir o doce de forma saudável
Foto: Divulgação

A data 07 de julho foi escolhida para comemorar o Dia Mundial do Chocolate. Você conhece alguém que resiste a um bom chocolate? Ao leite, amargo e branco. Essa é a base dos mais comuns, e um dos alimentos que já conquistou muitos corações. Aos apaixonados pelo doce; sabiam que esta iguaria, se consumida moderadamente, faz bem à saúde?

O chocolate é feito através da massa e manteiga do cacau obtidas após processamento, misturadas com alguns ingredientes como o açúcar e, em alguns casos, leite em pó. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos com chocolate, com misturas e combinações para agradar a todos os públicos.  

O doce apresenta alguns minerais (cálcio, magnésio, potássio) e as vitaminas A e E. Na sua composição estão presentes as substâncias como teobromina, feniletinamina – associada à sensação de bem-estar – além do aminoácido triptofano (com efeito semelhante), flavonoides e cafeína, informa a nutricionista Aline Nataly Soares Vital. “Os compostos antioxidantes presentes estão associados à redução na pressão arterial, efeito protetor das artérias e melhora do fluxo sanguíneo, ou seja, podem trazer benefícios à saúde”.

Como qualquer outro alimento, o chocolate não precisa se posicionar como vilão ou mocinho. É necessário comer o tipo certo, pois é o cacau que contém as propriedades para auxiliar na saúde e prevenir doenças, destaca a especialista.

“Quanto mais amargo, mais o teor de cacau presente, e menor a quantidade de açúcar. Já o chocolate branco e ao leite, apresentam menor quantidade de cacau, maior quantidade de gorduras e de açúcares. Outro aspecto importante é a quantidade. O fato de apresentar benefícios à saúde não significa que o seu consumo deve ser exagerado”, ressalta a nutricionista.

Um fato curioso é que muitas pessoas acham que o chocolate é obtido através da polpa do cacau, lembra Aline Nataly. “Na verdade, sua origem é graças às amêndoas, que passam pelos processos de fermentação, torrefação, prensagem e moagem, obtendo-se a massa de cacau”.

É justamente o consumo equilibrado que permite a inclusão dessa delícia em uma alimentação com estilo de vida saudável, completa a especialista. “Claro que pessoas sensíveis ou intolerantes à qualquer substância da sua composição precisam estar atentas a possíveis restrições, para que seja feita a escolha do tipo mais adequado. Por isso, converse antes com o seu nutricionista e desfrute do delicioso sabor, textura e aroma da sobremesa mais popular e adorada no mundo”, concluiu. 

Comentários

Leia também

Saúde
Cardiologista esclarece quando se preocupar com arritmias cardíacas

Cardiologista esclarece quando se preocupar com arritmias cardíacas

Cardiologista ressalta a importância de valorizar os sintomas para evitar complicações...
Saúde
Julho Verde: mais de 70% dos casos tumores de cabeça e pescoço são diagnosticados em fase avançada

Julho Verde: mais de 70% dos casos tumores de cabeça e pescoço são diagnosticados em fase avançada

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sete em cada dez casos são diagnosticados...
Saúde
Inverno aumenta os riscos de formação de cálculos renais, alerta especialista

Inverno aumenta os riscos de formação de cálculos renais, alerta especialista

A conscientização sobre a importância da ingestão adequada de líquidos, especialmente...