Feira de Santana

Reunião na Seinfra discute ampliação do Aeroporto de Feira de Santana 

Será lançado carta convite para elaboração do IFR com IMC para operação de 05 voos diários.

24/02/2023 06h45
Reunião na Seinfra discute ampliação do Aeroporto de Feira de Santana 
Foto: Divulgação

A pauta da ampliação do aeroporto de Feira de Santana foi levada à Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), e a representantes da AFSAIRPORT, pelo deputado federal Zé Neto, que tem sido interlocutor das questões relacionadas à expansão do espaço. Um dos desafios que têm sido enfrentados, é sobre a desapropriação de 13 imóveis no entorno do aeroporto. A reunião aconteceu no dia 13 de fevereiro, em Salvador, onde alguns encaminhamentos foram atualizados.

A desapropriação diz respeito à expansão lateral da pista, que precisa ser ampliada de 70m de distância para 140m. Sobre a desapropriação que passa pelo Estado, essas estão judicializadas.

O deputado Zé Neto destacou: São treze processos, e evidentemente que precisávamos ter um balizamento de como as coisas estão, e isso foi feito, tomamos a frente, inclusive deixamos uma assessora jurídica nossa, junto com a Seinfra para acompanhar passo a passo, de forma minuciosa essa questão judicial. Eu mesmo me disponibilizei a conversar com o Juiz, e com a própria comunidade, e fazer as interlocuções que forem necessárias, para chegar a um denominador comum”, explicou.

Outro ponto em discussão é o encaminhamento do Estado de um estudo de voo IFR, que é uma autorização dada principalmente para voos noturnos. Será lançado carta convite para elaboração do IFR com IMC para operação de 05 voos diários.

O Secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, e equipe, garantiram que o Estado vai arcar com o estudo do voo IFR, e que o estudo será encaminhado ao Ministério de Portos e Aeroportos, ANAC e também aeronáutica.

Sobre a pauta, o parlamentar pontuou que irá fazer a interlocução para dar celeridade na liberação do voo IFR: “Essa autorização que é dada principalmente para vôos noturnos, uma aproximação por instrumentos, vai garantir, por exemplo, que a empresa Azul, instale um voo para São Paulo de jato pela manhã saindo às 06h retornando às 20h. Um voo muito importante para dar ao aeroporto, um maior desenvolvimento na sua expansão econômica. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, já declarou que dará todo o apoio que estiver ao seu alcance, para que o aeroporto de Feira venha a ter maior dimensão”, explicou Zé Neto.

Ainda sobre a situação do aeroporto do município, Zé Neto lembrou que o mesmo se encontrava em situação de abandono, quase extinto.

“Quando chegamos no governo lá atrás, não existia, tinha sido praticamente extinto, não tinha muro, nem água, luz, telefone, pista, não tinha nada. Inclusive, estava bloqueado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação), hoje tecnicamente as condições de funcionamento e inclusive comercial, retomaram com os voos semanais, o que queremos agora e dar mais dimensão a esses funcionamentos especialmente a noite e ampliar a malha aérea”, finalizou

O diálogo ocorreu entre o Secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito; o Dr. Francisco Miranda; o Chefe da Seinfra; Denilson de Oliveira; Diretor de terminais e aeroportos da Seinfra; Saulo Pontes, Superintendente de Infraestrutura; André Sena, Diretor Técnico Operacional (AFS Aeroporto) e o empresário Antônio Walter, representantes da direção da concessionária que administra o aeroporto feirense

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Carlos Geílson volta à política local: “sempre estamos aptos a recomeçar”

Carlos Geílson volta à política local: “sempre estamos aptos a recomeçar”

O ex-parlamentar em contato com a reportagem do De Olho na Cidade, afirmou: “está confirmada,...
Feira de Santana
Projeto realiza castração solidária em Feira; saiba como ajudar

Projeto realiza castração solidária em Feira; saiba como ajudar

Para mais informações acesse o Instagram: @castradez.
Feira de Santana
Aprovado em 1ª votação, projeto que permite operações de carga e descarga em três avenidas de Feira

Aprovado em 1ª votação, projeto que permite operações de carga e descarga em três avenidas de Feira

O dispositivo altera a Lei nº 3.527/2015, modificando dimensões dos veículos urbanos...