Corpo de Bombeiros promove oficina para regularização de edificações
Segundo o tenente-coronel Adriano Bertulino, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, a oficina tem como objetivo orientar pequenos empreendedores e demais interessados sobre os procedimentos exigidos pela Instrução Técnica nº 42
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia está lançando uma iniciativa educativa voltada para a regularização de edificações com até 200 metros quadrados em Feira de Santana. Segundo o tenente-coronel Adriano Bertulino, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, a oficina tem como objetivo orientar pequenos empreendedores e demais interessados sobre os procedimentos exigidos pela Instrução Técnica nº 42, que regulamenta a segurança contra incêndios em construções de pequeno porte.
“A oficina é uma ação educativa que visa capacitar os participantes para atender às exigências da legislação, de forma prática e direta”, afirma o tenente-coronel. Segundo ele, as oficinas terão duração de duas horas, com conteúdo objetivo voltado para a regularização, ensinando, por exemplo, o preenchimento correto da declaração de responsabilidade pelo uso do imóvel, além de esclarecer as principais medidas de proteção contra riscos específicos.
Um dos grandes diferenciais do evento, de acordo com o comandante, é o passo a passo prático para o preenchimento e envio eletrônico dos documentos exigidos.
“Nós sabemos que toda legislação deixa alguma dúvida, e essa dúvida precisa ser esclarecida. Durante a oficina, o participante terá a oportunidade de simular o processo e tirar suas dúvidas diretamente com nossos técnicos”, explica.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas tanto online, através do Instagram do 2º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia, quanto presencialmente no posto do Corpo de Bombeiros localizado no SAC da Rodoviária de Feira de Santana. As vagas são limitadas a 15 participantes por turma, e a participação é gratuita.
“A ideia é que não basta apenas o Corpo de Bombeiros agir na verificação do cumprimento da lei, mas também atuar como um facilitador para todos os envolvidos no processo”, ressalta. “Regularizar sua edificação é garantir a segurança para você e para sua comunidade, e nossa oficina está aqui para ajudar nessa missão de forma prática e eficiente.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento