Política

CNB Bahia referenda Jerônimo como candidato à reeleição e promete dobrar votação de Lula na Bahia

Deyvid Bacelar destacou a importância de se “buscar um consenso progressivo e unidade em torno de um nome pra Presidência do PT

08/04/2025 06h14
CNB Bahia referenda Jerônimo como candidato à reeleição e promete dobrar votação de Lula na Bahia
Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert

Com a aproximação do Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), previsto para acontecer no dia 6 de Julho, e que vai definir os novos dirigentes do partido nos municípios e estados brasileiros, além do novo presidente nacional, a CNB Bahia, corrente interna do PT, decidiu na segunda-feira (7) oficializar apoio à candidatura do governador Jerônimo à reeleição e ampliar a votação do presidente Lula na Bahia.

Membro do Conselhão do presidente Lula, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e provável candidato a deputado federal, Deyvid Bacelar destacou a importância de se “buscar um consenso progressivo e unidade em torno de um nome pra Presidência do PT e composição do diretório estadual em diálogo constante com as outras tendências internas do PT”.

“Estamos alcançando a unidade em diversos municípios da Bahia. Isto é fundamental para que consigamos ampliar as nossas bancadas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa”, afirmou Bacelar.

Ele cita como exemplo de convergência a escolha do nome de Vagner Carneiro para a presidência do partido em Feira de Santana. “Ele reúne todos os requisitos para consolidar a força do partido na segunda maior cidade da Bahia”, afirmou Bacelar.

Ao longo do dia, a CNB Bahia participou de uma agenda de reuniões com sua coordenação e lideranças para debater a conjuntura política internacional, nacional e estadual. No plano internacional foi observado o desmantelamento da economia global, após o tarifaço de Trump. Já em relação ao governo Lula, a corrente do PT avaliou que a melhora na aprovação do governo aponta que as políticas de reconstrução do Brasil seguem no caminho certo.

Na Bahia, a corrente majoritária do PT entende que é preciso construir uma chapa de senadores com os partidos aliados, tendo os dois maiores puxadores de votos no estado: o senador Jaques Wagner e o ministro da Casa Civil Rui Costa.

A CNB Bahia deve realizar um encontro no dia 26/04 na Assembleia Legislativa da Bahia para definir estratégias e o planejamento das eleições de 2026. Na reunião desta segunda-feira estiveram presentes nomes de peso do partido na Bahia, a exemplo do deputado Rosemberg Pinto, líder do governo, a deputada Fátima Nunes, líder do PT na Assembleia, o atual presidente estadual do PT Éden Valadares, o vice presidente nacional do PT Everaldo Anunciação, além de Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP, e Leninha Valente, presidente estadual da CUT.

Comentários

Leia também

ACM Neto diz que foco para 2026 é o governo da Bahia: “Desejo ainda maior que em 2022”

Neto preferiu adotar cautela sobre o momento de oficializar a decisão.
Política
Lula chega à China para encontro com Xi Jinping

Lula chega à China para encontro com Xi Jinping

Visita de dois dias deve resultar em acordos de cooperação e reforçar parceria estratégica...
Política
Em busca de mais investimentos, governador participa de missão oficial na China com Lula

Em busca de mais investimentos, governador participa de missão oficial na China com Lula

O retorno do governador baiano está previsto para o próximo sábado (17), com chegada...