Cirurgia na coluna: quando ela é necessária?
Em alguns casos, cirurgia não é necessária
A dor persistente é o primeiro sinal de alerta para a necessidade de procurar um médico especialista. No caso da coluna, o médico especialista da dor irá analisar o paciente e avaliar quais os procedimentos serão necessários para o tratamento.
O Dr. Mauricio Almeida (Médico especialista da Dor) diz que é um processo complexo até ter a certeza de que a cirurgia é necessária. Com os avanços da medicina, alguns procedimentos minimamente invasivos podem ser realizados para ajudar o paciente e em casos mais delicados, ele é enviado ao médico especialista em coluna.
O neurocirurgião, Dr. Silvério Calaço, explica que em casos mais simples, como a maioria das hérnias de disco, a interferência cirúrgica não é necessária. Em pacientes mais graves, onde as funções neurológicas são afetadas e os sintomas são mais intensos, o procedimento cirúrgico pode ser imediato.
Cada paciente deve ser analisado de um jeito único. Antes da cirurgia é feita uma triagem, análise dos sintomas e exames como radiografia e ressonância magnética. Se a fisioterapia e outros procedimentos não aliviam a dor, a interferência cirúrgica é indicada.
Ter uma dieta adequada, perder peso e ter hábitos saudáveis também fazem parte da preparação pré-cirurgia. Atualmente, os procedimentos são mais tranquilos e as recuperações são mais rápidas mas, isso depende da gravidade do caso. Profissionais da psicologia, nutrição e fisioterapia também auxiliam no apoio dado ao paciente antes do procedimento.