Saúde

Check up de inicio de ano pode prevenir doenças graves; entenda

Mais de 30 exames podem ser feitos para mapear todo o funcionamento do corpo

05/02/2023 18h28
Check up de inicio de ano pode prevenir doenças graves; entenda

A chegada de um novo ano traz um sentimento de recomeço e incentiva a criação de novas metas. Dentre os objetivos mais almejados pelas pessoas, cuidar mais da saúde é sempre uma pauta nas resoluções de ano novo. Para garantir a efetividade dos cuidados, é recomendado buscar um “check up”.

“O check up tem função de realmente checar o seu organismo, verificar algumas precauções sobre doenças, não esperar adoecer para começar a se cuidar. É justamente sobre prevenir que a doença chegue”, explica a bioquímica Dra. Emilia Pontes em entrevista ao De Olho na Cidade.

Segundo a especialista, mais de 30 exames podem ser realizados para mapear todo o funcionamento do organismo, como hemograma, glicemia em jejum, teste ergométrico, exames de urina, colesterol e triglicerídeos, dentre outros.

“Num simples teste de glicemia, por exemplo, conseguimos uma prevenção do diabetes ou colesterol. Se o paciente chega com alguma queixa específica já fazemos a indicação para outros tipos de exames, e conforme a necessidade, em forma de uma medicina personalizada, desenvolvemos o que o paciente precisa”.

Tradicionalmente, o check up deve ser realizado uma vez por ano, contudo, em indivíduos que já possuem alguma patologia específica este tempo pode ser variado.

A novidade do mês é a realização ainda mais integrativa, com participação de médicos cardiologistas e clínico geral nos laboratórios: “Começamos o ano inovando e trazendo grandes transformações para seguirmos e expandirmos mais a medicina preventina”.

Para as mulheres, a realização de mamografia e exames ginecológicos, como o papanicolau, são importantes para prevenir patologias. No caso do público masculinos, exames como toque retal e dosagem de PSA também podem ser solicitados.

A bioquímica Dra. Emilia Pontes faz parte da equipe do Lab Santana, que funciona na Rua Barão de Cotegipe, 882 – Centro. Interessados podem se dirigir ao espaço e solicitar um pacote de exames.

Comentários

Leia também

Saúde
Anvisa aprova bula digital e desobriga versão em papel em medicamentos

Anvisa aprova bula digital e desobriga versão em papel em medicamentos

O Ipec enviou um ofício solicitando a retirada do item da pauta, apresentando a Agência...
Saúde
Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

Economia para usuários pode chegar a R$ 400 por ano
Saúde
Especialista explica o sucesso da lipo de papada entre brasileiros

Especialista explica o sucesso da lipo de papada entre brasileiros

A Dra. Karoline Cedraz destaca que o principal benefício da lipo de papada é estético...