Política

Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE e assume em junho na vaga de Moraes

Esta será segunda vez de Cármen como presidente da corte

08/05/2024 07h10
Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE e assume em junho na vaga de Moraes
Foto: Tânia Rêgo

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia foi eleita a nova presidente da corte, nesta terça-feira (7). Ela assumirá o cargo no lugar do ministro Alexandre de Moraes, que termina o seu biênio à frente da tribunal no dia 3 de junho. A gestão de Cármen também terá a mesma duração.

Na mesma sessão, o ministro Kassio Nunes Marques foi eleito o vice-presidente do tribunal. Os dois estarão à frente do TSE nas eleições municipais deste ano. Esta será segunda vez de Cármen como presidente da corte. Ela também presidiu o tribunal entre 2012 e 2013

Cármen agradeceu a confiança do tribunal e disse que ela e Kassio Nunes Marques se comprometem a “honrar a Constituição, as leis da República” e para que a Justiça Eleitoral “continue a cumprir sua função constitucional em benefício da democracia brasileira”.

Moraes disse que era uma honra “passar o bastão” para sua amiga e “uma das mais respeitáveis professores e escritoras de direito público, administrativo e constitucional”.

Cármen tem feito declarações em defesa de regulamentação das plataformas durante as eleições e que vê como desafios atuais com as redes sociais e o temor da criação de um “novo coronelismo digital”.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Pedido de urgência do PL da Anistia fica para depois, decide Motta

Pedido de urgência do PL da Anistia fica para depois, decide Motta

Decisão foi anunciada após reunião com líderes partidários.
Política
Lula decide por presidente da Telebras no Ministério das Comunicações

Lula decide por presidente da Telebras no Ministério das Comunicações

Frederico de Siqueira Filho, indicado por Alcolumbre, foi confirmado após recusa de Pedro...
Política
Relator nega recurso de Glauber na CCJ e cassação deve seguir para plenário

Relator nega recurso de Glauber na CCJ e cassação deve seguir para plenário

Glauber Braga responde a um processo por quebra de decoro parlamentar após agredir um...