Saúde

Cardiologista alerta sobre cuidados ao medir a pressão arterial em casa

O Dr. Israel Reis destacou a importância de conscientizar a população sobre os riscos e cuidados necessários para lidar com a pressão alta.

18/06/2024 08h26
Cardiologista alerta sobre cuidados ao medir a pressão arterial em casa

A hipertensão é uma condição de saúde que afeta cerca de 20 a 30% da população brasileira. Durante o quadro Saúde do Coração em Pauta do programa Cidade em Pauta (rádio Nordeste FM), o cardiologista Dr. Israel Reis destacou a importância de conscientizar a população sobre os riscos e cuidados necessários para lidar com a pressão alta.

“Se eu fizer uma blitz na rua, vamos encontrar muitas pessoas com hipertensão, inclusive algumas que não tomaram o remédio da pressão hoje,” afirma o Dr. Israel. Ele enfatiza que a hipertensão é uma doença silenciosa, muitas vezes assintomática, que leva as pessoas a subestimarem a necessidade de um tratamento regular. “Tem gente que já está bem e esquece de tomar o remédio, pensa ‘tomo amanhã ou depois’ e aí está o perigo,” alerta.

Dr. Israel chama a atenção para um comportamento comum e perigoso: a medição da pressão arterial apenas quando se está com sintomas.

“As pessoas usam os aparelhos de pressão que popularizaram e fazem medições antes de tomar o remédio para decidir se vão tomar ou não. Isso é um grande erro,” explica ele.

O cardiologista recomenda que as pessoas consultem seus médicos para escolher a marca e o modelo mais confiáveis de aparelho de pressão.

“Imagine alguém saudável medir uma pressão de 24 por 14 por causa de um erro de aferição. Isso causa pânico desnecessário e pode levar a intervenções erradas,” diz.

Dr. Israel também esclarece a diferença entre medição de pressão em casa e no consultório médico.

“A pressão sofre influência de muita coisa, como o estado emocional. Medir a pressão em um velório, por exemplo, é um grande erro, pois as pessoas estão sob forte emoção,” comenta.

Para quem possui um aparelho de pressão em casa, ele sugere medições em momentos de tranquilidade e sem sintomas.

“Aferir a pressão no momento em que você está sem sintomas é o ideal. Evite medir quando está com dor ou incômodo, pois isso pode influenciar a leitura,” recomenda.

O cardiologista também aborda a frequência de medições e a necessidade de ter um aparelho em casa.

“A maioria das pessoas que tem um aparelho de pressão em casa são bastante ansiosas. Medir a pressão dez, quinze vezes por dia só aumenta a ansiedade,” alerta. Segundo ele, apenas hipertensos graves ou resistentes, que sigam a recomendação médica, devem monitorar a pressão regularmente.

“Não é para ficar medindo pressão toda hora e, especialmente, não deve usar a medição para decidir se vai tomar a medicação. O remédio precisa ser tomado conforme a prescrição médica, independentemente da pressão momentânea,” enfatiza Dr. Israel.

Ele destaca ainda a importância de escolher o aparelho certo. “Evite aparelhos de pulso, que têm maior variação e podem confundir. Prefira os de braço, que são mais precisos,” sugere.

Dr. Israel Reis reforça a necessidade de buscar orientação médica antes de adquirir um aparelho de pressão e de seguir as recomendações para garantir a precisão e eficácia no controle da hipertensão.

“Estou falando de coisa séria, não de qualquer coisa. Procure saber do seu médico qual é a melhor recomendação para você,” finaliza.

Comentários

Leia também

Saúde
Governo fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia

Governo fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia

Após recorde de 14 milhões de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, a...
Saúde
Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025

Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025

A redução expressiva de casos e óbitos reforça eficácia da vacinação, mas autoridades...
Saúde
Ginecologista esclarece dúvidas sobre produtos para o ciclo menstrual

Ginecologista esclarece dúvidas sobre produtos para o ciclo menstrual

Dra. Márcia Suely aborda não apenas as questões de segurança e praticidade, mas também...