Câncer de próstata: o que você precisa saber?
Médico esclarece as principais dúvidas sobre os tratamentos e efeitos da doença no paciente.
O Ministério da Saúde alega que o diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento. Os homens a partir dos 40 anos devem fazer o exame para identificar qualquer possível alteração.
O radio-oncologista Gustavo Motta, falou das etapas para a identificação da doença. Após o toque retal apresentaram alteração suspeita e o exame de sangue apontar algum problema, a biópsia é o meio principal para a detecção de células cancerígenas.
“Com um diagnóstico precoce, a chance de cura chega a 90%, 95% mas a descoberta em casos mais avançados, as chances diminuem para 60%, 50%”, reforçou o médico sobre a importância da identificação da doença o mais rápido possível.
Quando o câncer está localizado apenas na região da próstata, dois tratamentos são viáveis: a cirurgia de retirada da próstata e a radioterapia, com radiação apenas no local necessário.
A incontinência urinária, disfunção erétil e inflamação na bexiga e no reto podem ser um dos efeitos colaterais do tratamento mas que costumam desaparecer com o fim do tratamento.
O Dr. Gustavo Motta diz que o apoio emocional e familiar é essencial para o paciente. O diagnóstico assusta e é necessária uma rede de suporte para que o tratamento ocorra da melhor forma possível.
*Ana Clara Ferraz*