Feira de Santana

Campanha do Adorno Zero no Hospital Clériston Andrade visa proteção coletiva

Essa medida, alinhada às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), visa minimizar os riscos de contaminação por agentes biológicos e infecção cruzada.

20/02/2024 11h41
Campanha do Adorno Zero no Hospital Clériston Andrade visa proteção coletiva
Foto: Divulgação

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está comprometido com a saúde e segurança de seus colaboradores e pacientes. Em uma iniciativa conjunta do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), foi lançada a Campanha do Adorno Zero, uma ação que visa conscientizar sobre os riscos associados ao uso de adornos no ambiente hospitalar

Conforme a Norma Regulamentadora (NR-32) do Ministério do Trabalho e Previdência, é expressamente proibido o uso de adornos por todos os colaboradores e servidores da saúde, independentemente de sua função. Essa medida, alinhada às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), visa minimizar os riscos de contaminação por agentes biológicos e infecção cruzada.

A Dra. Karine Grilo, Infectologista da CCIH, ressalta que adornos são todos os itens que são utilizados para realçar a beleza através de um acessório ou ornamento tipo: anel, pulseira, unhas em gel/postiça, colar, brinco, piercing, relógios, cordão utilizado para prender crachás. Estes são alguns dos itens que utilizamos no dia a dia e que no ambiente hospitalar se tornam uma porta de entrada e saída para: risco de contaminação, risco de acidentes, abrigam agentes patogênicos e risco de infecção cruzada. “No ambiente hospitalar, onde a higiene e a segurança são prioridades absolutas, cada item que possa comprometer esses princípios deve ser eliminado. É importante destacar que óculos para correção visual não são considerados adornos, mas devem ser higienizados adequadamente”, afirmou Karine.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, a equipe dedicou-se a disseminar informações e conscientização sobre a importância do Adorno Zero. Através de rodas de conversa e atividades em todos os setores do hospital, especialmente nos assistenciais, os colaboradores foram informados sobre os motivos e as diretrizes da campanha.

Ivani Araújo, coordenadora do SIAST, destaca a abordagem proativa da campanha, com stands informativos na entrada do HGCA 2 e no refeitório. Além de distribuição de brindes, foram realizadas dinâmicas e mais rodas de conversa para garantir que todos compreendessem e seguissem as práticas estabelecidas pela Campanha do Adorno Zero. “A conscientização é a chave para o sucesso desta iniciativa. Ao entenderem os riscos envolvidos e os benefícios da adesão ao Adorno Zero, os colaboradores se tornam agentes ativos na promoção de um ambiente hospitalar mais seguro e saudável para todos. Cada ação individual contribui para a proteção coletiva, reduzindo significativamente os riscos de contaminação e infecção nos espaços onde a saúde é o principal objetivo”, afirmou Ivani.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura de Feira divulga resultado preliminar da prova de títulos de concurso público

Prefeitura de Feira divulga resultado preliminar da prova de títulos de concurso público

O resultado foi disponibilizado no site oficial da Prefeitura e do Instituto Brasileiro...
Feira de Santana
Especialista esclarece dúvidas sobre radares de trânsito e penalidades em Feira de Santana

Especialista esclarece dúvidas sobre radares de trânsito e penalidades em Feira de Santana

Advogado Bruno Sobral destaca os diferentes tipos de radares, suas regulamentações e...
Feira de Santana
Prefeitura inicia recuperação da pavimentação da rua da Concórdia, no Caseb

Prefeitura inicia recuperação da pavimentação da rua da Concórdia, no Caseb

A Prefeitura também planeja avançar com a infraestrutura local