Brasil

Brasil registra maior tremor de terra da história na região Norte

Ainda não há registro de danos, a explicação para isso é a profundidade do abalo, que teria acontecido a 614,5 km do nível do mar

22/01/2024 10h38
Brasil registra maior tremor de terra da história na região Norte
Foto: Gleilson Miranda/Governo do Acre

O maior tremor de terra na história do Brasil foi registrado no último sábado (20), na região Norte. O abalo marcou 6,6 graus na Escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O tremor aconteceu às 18h31 no horário de Brasília (ou 16h31 no horário local). Apesar do Serviço Geológico dos Estados Unidos apontar que o terremoto tenha ocorrido na região de Tarauacá, no Acre, as coordenadas exatas do local indicam uma área isolada em Ipixuna, no estado do Amazonas.

Ainda não há registro de danos em nenhum dos locais. O terremoto no final do ano passado na China, por exemplo, alcançou uma magnitude menor, de 6,2 e deixou mais de 130 pessoas mortas. A explicação para isso é a profundidade do abalo brasileiro, que teria acontecido a 614,5 km do nível do mar, o que fez com que a energia se dissipasse sem ser sentida pela população.

Em 2022, Tarauacá já tinha registrado o segundo maior tremor do Brasil, com 6,5 graus. No episódio, também não houve vítimas e nem danos materiais. A região fica próxima da Cordilheira dos Andes, que é uma das zonas com maior atividade sísmica do planeta. Por isso, só nos últimos 45 anos, o Serviço Geológico dos Estados Unidos já registrou 96 abalos sísmicos em um raio de 250 quilômetros de Tarauacá.

Até então, o maior tremor no país havia sido registrado em 1995, na região da Serra do Tombador, em Mato Grosso, com 6,2 graus na Escala Richter.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Brasil
CNU: Governo divulga lista de aprovados

CNU: Governo divulga lista de aprovados

Resultado final estava previsto para 11 de fevereiro, mas foi antecipado após decisão...
Brasil
Segunda Turma do STF decide por condenação de réus da Boate Kiss
Brasil
Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Presidente também citou que o STF foi alvo de ataques democráticos há dois anos