Barroso defende liberdade de expressão e regulação de IA em evento da ONU
Magistrado participou de evento em Nova York na sexta-feira (20)
O ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) destacou a importância de regular plataformas digitais e a inteligência artificial (IA) durante um evento na ONU, em Nova York, nesta sexta-feira (20). O magistrado ainda reafirmou a defesa da liberdade de expressão como fundamental para a democracia. As informações são da CNN.
Barroso apontou que, apesar dos avanços tecnológicos que democratizaram o acesso à informação, houve também o aumento da desinformação, ódio e teorias conspiratórias. Ele enfatizou que o modelo de negócios das plataformas digitais, baseado em engajamento, favorece conteúdos sensacionalistas e prejudiciais. Ele também destacou a necessidade de combater a mentira deliberada e criar normas para que o discurso público não seja distorcido por desinformação. Barroso frisou que a liberdade de expressão é vital, mas deve ser protegida contra os abusos promovidos pelas redes digitais.
“Nós somos ensinados a acreditar naquilo que nós vemos e ouvimos. O dia que não pudermos mais acreditar no que vemos e ouvimos, a liberdade de expressão terá perdido completamente o sentido”, disse. “A inteligência artificial vai mudar o mundo, mas nós precisamos ser capaz de regulá-la para manter a ética – o grande problema é que a velocidade da transformação dificulta que se preveja o que vai acontecer no futuro próximo”, completou.
Metro 1/CNN