Atividade física faz com que os idosos sejam mais independentes, afirma especialista
A natação é considerada uma das atividades mais completas
Thaciane Mendes
Para idosos, a prática de exercícios físicos é indispensável para sua mente e corpo. Através dela é possível fortalecer o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares e pulmonares, além de estimular a memória e a coordenação motora.
Quando se trata de atividade física, a natação é considerada uma das mais completas. Por ser praticada debaixo d’água, os efeitos da gravidade são reduzidos, diminuindo assim o impacto nas articulações. Em entrevista ao De Olho na Cidade, o professor de natação, Rodrigo Araujo, enfatizou a importância da mesma.
“As atividades na água fazem com que os idosos tenham uma qualidade de vida melhor, e não fiquem muito dependentes de outras pessoas, a independência na fase idosa é tão importante quanto na fase adulta. Quando se tem uma pessoa que pratica exercício físico regular e tem uma alimentação saudável, de acordo com um profissional nutricionista, com certeza teremos um resultado satisfatório”, explica o professor.
Para o especialista, nunca é tarde para começar: “A atleta Misako Watanabe, começou a natação aos 65 anos de idade por recomendação médica. A atleta teve tuberculose, e foi uma das ações solicitadas devido o processo de respiração ser diferenciado debaixo d’água”, ratifica Rodrigo Araujo.