Aparelho invisível: Tecnologia permite melhor tratamento dos dentes com discrição e conforto
Tratamento é ideal para quem busca alinhar os dentes, mas não se adaptou as peças do aparelho fixo.
O uso de aparelhos odontológicos é comum, e frequetemente pessoas precisam do aparato para atender a demandas na arcada dentária. Contudo, por esses chamativos, está se tornando frequente paciente que buscam por aparelhos transparentes, que cumprem o papel na saúde, mas com discrição.
Segundo a dentista Dra. Maressa Cedraz, os alinhadores invisiveis são plaquinhas transparente que substituem os brackets e fios dos aparelhos tradicionais: “Ele vem com uma tecnologia inovadora, e conseguimos resolver problemas de dentes tortos, mal posicionados, apenas com sua utilização. Ele é bem discreto, e quase não parece que o paciente está utilizando-o, então é uma alternativa muito interessante para quem não quer usar os brackets e fios”, explica a dentista, que atende no Instituto Ortocentro.
Além de ser discreto, o alinhador invisível, é mais confortável que o aparelho fixo tradicional. O seu uso é móvel, ou seja, o paciente precisa retirar durante as refeições, e recolocá-lo após a higienização dos dentes. O tempo de tratamento depende da demanda individual de cada paciente.
“Tem casos que finalizamos em seis meses, ou oito meses, até um ano. Em casos mais complexos pode levar até um ano e meio, mas, de forma geral, o tratamento é mais rápido que o aparelho fixo”.
Não há restrição de idade para o uso, contudo, em pessoas mais jovens a resposta do tratamento costuma ser mais ligeira, por questões biológicas do próprio organismo. Apesar disso, pessoas de qualquer idade podem usar os alinhadores e se beneficiar com os resultados.
“Os alinhadores são bem tecnológicos, então temos uma gama de casos que conseguimos resolver, dos mais simples aos mais complexos. Conseguimos até fazer preparo para cirurgias com esses alinhadores”, pontua.
O tratamento inicia com escaneamento intraoral, e em seguida, utilizando um software moderno é feito o planejamento de cada movimento da arcada dentária. O paciente deve utilizar o aparelho por no mínimo 22 horas por dia, do contrário, o resultado não será efetivo.
A Dra. Maressa Cedraz atende no Instituto Ortocentro, localizado na Getúlio Vargas, Centro, nº 3445, próximo a faculdade Estácio.