Feira de Santana

Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

A data foi lembrada na sessão desta quarta-feira pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB)

08/05/2024 16h31
Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95
Foto: Wevilly Monteiro

Denominado Governador João Durval Carneiro em 1983, o antigo distrito feirense Ipuaçu completa 41 anos hoje (8). A data foi lembrada na sessão desta quarta-feira pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB), filho da terra, que ressaltou a importância tanto da localidade como do político feirense, homenageado com a colocação de seu nome no local. “Desde cedo, moradores fizeram Alvorada celebrando esta importante data. A programação inclui ainda, passeata á tarde e missa finalizando os festejos”, afirmou o parlamentar.

Um dos distritos feirenses onde ocorre uma concorrida Festa do Vaqueiro, focada na diversidade da cultura sertaneja, a localidade teve antes dois outros nomes. Ipuaçu, que significa “fonte grande” na língua tupi guarani (1938), e o anterior, Remédio da Gameleira, referente a uma árvore bastante comum nas margens dos rios que atravessam a região.

Marca a história do distrito, também, a Igreja de Santa Luzia, templo católico situado em um ponto elevado na comunidade Km 7 (BR 116) e que tem 368 anos de existência. Nascido também nesta mesma data e comemorando 95 anos de idade, conforme destacou Jurandy Carvalho, o feirense João Durval Carneiro “está entre os maiores estadistas do Brasil”.

Quando exerceu o cargo de governador da Bahia, elogia Jurandy, “foi um dos que mais trabalhou pelo povo sertanejo”. Para o vereador, o conterrâneo honra princípios e o nome da Princesa do Sertão, demonstrando ser possível “fazer política com dignidade, trabalhando e ofertando serviços públicos de qualidade para o povo”. Ainda em relação ao aniversário do ex-governador, o vereador Zé Curuca (UB) solicitou que a Câmara encaminhe uma moção de parabéns a João Durval Carneiro.

Quem é João Durval Carneiro?

O político nasceu na fazenda Mãe Maria, antigo distrito de Ipuaçu. Em sua trajetória, exerceu cargos de vereador, prefeito, deputado, senador e governador. Quando esteve à frente da administração pública fez obras consideradas importantes para o Município de Feira de Santana, a exemplo do Hospital Geral Clériston Andrade, Estádio Jóia da Princesa e avenidas como a Maria Quitéria.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeito publica exonerações Sérgio Carneiro,  Moura Pinho e Mauricio Carvalho

Prefeito publica exonerações Sérgio Carneiro, Moura Pinho e Mauricio Carvalho

O prefeito ainda não anunciou quem serão os substitutos para os cargos vagos.
Feira de Santana
Crianças participam da Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas na Fraga Maia
Feira de Santana
Projeto propondo 4% de reajuste para servidor municipal é protocolado na Câmara

Projeto propondo 4% de reajuste para servidor municipal é protocolado na Câmara

A aprovação de uma emenda parlamentar coletiva pode incluir, de forma específica, as...