Feira de Santana

Analistas políticos avaliam pesquisa para prefeito em Feira de Santana 

Acesse a pesquisa abaixo, na matéria

20/12/2023 16h51
Analistas políticos avaliam pesquisa para prefeito em Feira de Santana 

Por Rafael Marques

O portal De Olho na Cidade divulgou nesta quarta-feira (20), a pesquisa feita pelo Instituto Economic/ que aponta liderança do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (UB) na disputa pela Prefeitura de Feira de Santana.

De acordo com os dados coletados no cenário espontâneo, José Ronaldo (União Brasil) lidera com 27,80% das intenções de voto. Em seguida, aparece Zé Neto (PT), com 18,40% dos votos, demonstrando uma polarização entre os dois principais postulantes ao cargo.

Hoje, no programa Jornal do Meio Dia (Princesa FM), ancorado pelo radialista e jornalista Jorge Biancchi, houve uma roda de conversa com a presença do radialista Dilson Barbosa, do jornalista Jair Onofre e de Amarildo Gomes, diretor do Economic. Eles avaliaram os resultados e pontuaram suas respectivas opiniões.

Dilson Barbosa

“O x da questão está nos 32% de indecisos. Esse é o trabalho, que a partir de agora, vai nortear o caminho para chegar à Prefeitura de Feira. Zé Ronaldo tem a seu favor os 4 mandatos. A história dele de um administrador bem sucedido, bem avaliado, que vai para seu quinto mandato. Não é uma coisa pequena, é algo plantado dentro do processo político. Enquanto Zé Neto está sempre batendo na trave. O que está aí não vai mudar, e se mudar é coisa pequena. Quem tiver mais discurso e efetivamente as obras que o governo do Estado pode fazer aqui para a cidade. O que interessa nessa eleição é brigar por estes 32%.

Jair Onofre

“Me surpreende essa pesquisa, porque eu vejo, na espontânea, uma boa definição do eleitorado feirense. Zé Ronaldo vem de várias eleições e Zé Neto também foi um dos que mais se projetou na política nos últimos 20 anos pela oposição. Pouca coisa muda nesse cenário, mas os números são bem maiores do que eu esperava. Não esperava Ronaldo com 27%, nem Neto com 18%. Isso mostra que a campanha foi antecipada. Pelo o que eu estou vendo vai acontecer o que aconteceu em 2022, quiseram uma terceira via, mas o eleitorado vai votar nos dois principais nomes”.

Amarildo Gomes

“Os dois cenários têm importância, porque você mostra uma tendência. Veja que o consolidado é o espontâneo, ou seja, aquelas pessoas estão dispostas a votar naquele candidato. Já da estimulada, quando surge figuras novas, pode mudar, veja que na anterior tinha 30% de indecisos. Nesta, só existem 10%, então, 20% passou a decidir, onde Zé Ronaldo ganhou 11 pontos percentuais, enquanto Zé Neto ganhou apenas 6. Isso é normal, quem tem mais indicações na espontânea tende a ganhar mais na estimulada porque a população conhece mais. São nomes de muito tempo, são 25 anos, 30 anos dessas pessoas na política, então, logicamente, tem mais chances de chegar ao voto”.

Veja a pesquisa completa no link abaixo:

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Projeto que cria apoio a estudante com transtorno de aprendizagem é aprovado em 2ª votação

Projeto que cria apoio a estudante com transtorno de aprendizagem é aprovado em 2ª votação

Ao implantar o programa, a Prefeitura investirá em ações visando identificar precocemente...
Feira de Santana
Em nome da Câmara, Eremita se solidariza com o Rio Grande do Sul e divulga pontos de coleta de doações

Em nome da Câmara, Eremita se solidariza com o Rio Grande do Sul e divulga pontos de coleta de doações

Em nome da Casa da Cidadania, a parlamentar mencionou, na sessão desta quinta-feira (09),...
Feira de Santana
Tráfego na BR-324 será alterado para obra de duplicação de adutora

Tráfego na BR-324 será alterado para obra de duplicação de adutora

Uma das saídas do bairro de Águas Claras para a BR-324 vai mudar de lugar temporariamente...