Feira de Santana

Projeto que cria apoio a estudante com transtorno de aprendizagem é aprovado em 2ª votação

Ao implantar o programa, a Prefeitura investirá em ações visando identificar precocemente os transtornos, encaminhar o estudante para diagnóstico

09/05/2024 18h41
Projeto que cria apoio a estudante com transtorno de aprendizagem é aprovado em 2ª votação

Estudantes da Rede Municipal de Ensino, em Feira de Santana, deverão contar com um programa de acompanhamento a educandos com dislexia [distúrbio caracterizado pela dificuldade de leitura], Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e déficits visual e auditivo. Um projeto de lei com essa finalidade foi aprovado em segunda votação na sessão de hoje (9) do Poder Legislativo.

De autoria do vereador Galeguinho SPA (União Brasil), a proposta, que prevê a oferta de serviços de apoio integral pelo poder público, a estudantes da Rede Municipal de Ensino que possuam algum transtorno de aprendizagem, será agora encaminhada para sanção do prefeito Colbert Martins Filho.

Ao implantar o programa, a Prefeitura investirá em ações visando identificar precocemente os transtornos, encaminhar o estudante para diagnóstico, bem como oferecer apoio especializado e acompanhamento, através de equipe multidisciplinar que envolva áreas como educação, assistência social e saúde. Além de capacitar os profissionais de ensino para detectarem no âmbito da própria unidade escolar, os sinais relacionados a alterações no desenvolvimento da leitura e da escrita ou instabilidade na atenção, o órgão municipal competente deve garantir amplo acesso à informação sobre os encaminhamentos possíveis na rede.

Visando atender as necessidades específicas dos estudantes, o programa estabelece, ainda, atendimento prioritário no serviço de saúde (quando verificada a necessidade de intervenção terapêutica), a possibilidade de firmar parcerias com profissionais da rede de proteção social integrantes de entidade não governamental e a realização anual da “Campanha de Informação, Conscientização e Esclarecimento sobre os Transtornos de Aprendizagem”, no primeiro semestre do ano letivo.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeito publica exonerações Sérgio Carneiro,  Moura Pinho e Mauricio Carvalho

Prefeito publica exonerações Sérgio Carneiro, Moura Pinho e Mauricio Carvalho

O prefeito ainda não anunciou quem serão os substitutos para os cargos vagos.
Feira de Santana
Crianças participam da Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas na Fraga Maia
Feira de Santana
Projeto propondo 4% de reajuste para servidor municipal é protocolado na Câmara

Projeto propondo 4% de reajuste para servidor municipal é protocolado na Câmara

A aprovação de uma emenda parlamentar coletiva pode incluir, de forma específica, as...