Economia

Alta no preço do cacau impacta vendas de Páscoa no Brasil

Em dois anos, fruto apresentou alta de 180%

30/03/2025 15h28
Alta no preço do cacau impacta vendas de Páscoa no Brasil
Foto: assessoria/Seagri

O aumento do preço do cacau em todo o mundo causa impactos no bolso do brasileiro e também no volume de vendas dos estabelecimentos comerciais que anunciam os produtos nas prateleiras. Em dois anos, o fruto apresentou alta de 180%.

De acordo com especialistas, a instabilidade deve se manter também em 2025, já que o maior produto, a Costa do Marfim, tem enfrentado impactos significativos de ondas de calor e da seca.

Já no Brasil, a expectativa é de aumento de safra, após quedas sucessivas. O país é, atualmente, o sexto maior produtor mundial de cacau, com mais de 90% da produção nos estados do Pará e Bahia, com uma produção anual de 300 mil toneladas por ano.

Apesar de existir uma forte produção nacional, o país é impactado pela alta no preço do produto.

Retração

Com esse cenário, o setor de chocolates prevê uma retração de cerca de 20% na quantidade total de ovos de Páscoa produzidos neste ano, em relação à produção do ano passado. Apesar dessa diminuição, a expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicad) é de contratação de pouco mais de 9,6 mil trabalhadores temporários, 26% a mais do que em 2024.

Comentários

Leia também

Economia
Compras online ficam mais caras a partir de terça-feira; entenda

Compras online ficam mais caras a partir de terça-feira; entenda

Bahia e mais outros nove estados vão cobrar mais caro para remessas provenientes de sites...
Economia
Novo empréstimo para trabalhadores CLT já beneficiou mais de 48 mil pessoas

Novo empréstimo para trabalhadores CLT já beneficiou mais de 48 mil pessoas

A proposta do empréstimo CLT permite que o trabalhador utilize parte do salário como...
Economia
Taxa de desemprego no Brasil fica em 6,8% no trimestre até fevereiro, aponta pesquisa

Taxa de desemprego no Brasil fica em 6,8% no trimestre até fevereiro, aponta pesquisa

A renda média real do trabalhador no período analisado foi de R$ 3.378