Alta no preço do cacau impacta vendas de Páscoa no Brasil
Em dois anos, fruto apresentou alta de 180%
O aumento do preço do cacau em todo o mundo causa impactos no bolso do brasileiro e também no volume de vendas dos estabelecimentos comerciais que anunciam os produtos nas prateleiras. Em dois anos, o fruto apresentou alta de 180%.
De acordo com especialistas, a instabilidade deve se manter também em 2025, já que o maior produto, a Costa do Marfim, tem enfrentado impactos significativos de ondas de calor e da seca.
Já no Brasil, a expectativa é de aumento de safra, após quedas sucessivas. O país é, atualmente, o sexto maior produtor mundial de cacau, com mais de 90% da produção nos estados do Pará e Bahia, com uma produção anual de 300 mil toneladas por ano.
Apesar de existir uma forte produção nacional, o país é impactado pela alta no preço do produto.
Retração
Com esse cenário, o setor de chocolates prevê uma retração de cerca de 20% na quantidade total de ovos de Páscoa produzidos neste ano, em relação à produção do ano passado. Apesar dessa diminuição, a expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicad) é de contratação de pouco mais de 9,6 mil trabalhadores temporários, 26% a mais do que em 2024.