Saúde

Abril Marrom: mês da prevenção à cegueira marca também os 46 anos da Clinos, referência em oftalmologia na Bahia

No Brasil, 29% dos pacientes com doenças oculares que podem levar à cegueira abandonam o tratamento em algum momento.

13/04/2025 06h09
Abril Marrom: mês da prevenção à cegueira marca também os 46 anos da Clinos, referência em oftalmologia na Bahia
Foto: Freepik

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre a prevenção da cegueira e doenças oculares, por meio da campanha nacional Abril Marrom. Em Feira de Santana, além de ações educativas sobre saúde dos olhos, o mês também celebra uma data especial: os 46 anos da Clinos – Clínica e Hospital de Olhos, uma das instituições médicas mais tradicionais da Bahia.

Durante entrevista ao Jornal do Meio Dia, o oftalmologista Dr. Flávio Lopes, da Clinos, destacou a importância do diagnóstico precoce e lamentou que, no Brasil, 29% dos pacientes com doenças oculares que podem levar à cegueira abandonam o tratamento em algum momento.

“É um prazer estar aqui novamente falando sobre esse tema tão importante. A visão, sem desmerecer os outros sentidos, é o que a gente mais precisa no nosso dia a dia”, disse.

A oftalmologista Dra. Maria José Lopes, uma das fundadoras da Clinos, também falou sobre o tema em entrevista à Rádio Sociedade News.

“Abril simboliza a responsabilidade do paciente com sua visão. É fundamental realizar consultas periódicas com oftalmologista, desde a infância até a terceira idade”, reforçou.

Tanto Dr. Flávio quanto Dra. Maria José explicaram que as causas de cegueira podem ser reversíveis ou irreversíveis. A falta de correção visual com óculos e a catarata são exemplos de cegueiras reversíveis.

“A principal causa é a falta de correção visual. Quando corrigimos com óculos, a visão volta. Já a catarata, comum após os 50 anos, pode ser tratada com uma cirurgia segura e eficaz”, explicou Dr. Flávio.

No entanto, doenças como o glaucoma representam ameaças irreversíveis. “O glaucoma é traiçoeiro, não dá sinais evidentes. Quando o paciente sente algo, a doença já está avançada. E a perda de visão, infelizmente, é definitiva”, alertou o especialista.

Fundada pelos médicos Dr. César e Dra. Maria José Lopes, a Clinos cresceu ao longo de quatro décadas e meia e se tornou um hospital-dia completo, com unidades em Feira de Santana (Rua Barão do Rio Branco e Shopping Boulevard), Serrinha e Conceição do Coité. A clínica realiza cirurgias de catarata, estrabismo, retina, glaucoma e transplantes de córnea, além de oferecer residência médica em diversas especialidades.

“Hoje temos cerca de 30 médicos atuando na matriz. Atendemos convênios, SUS e particulares, oferecendo o mesmo padrão de atendimento para todos”, destacou Dra. Maria José. Ela também comemorou os avanços da oftalmologia: “Antes, uma cirurgia de catarata exigia internação por dias. Hoje, o paciente vai para casa no mesmo dia — muitas vezes sem precisar mais de óculos.”

Além das doenças tradicionais, a saúde ocular tem sido impactada por fatores modernos. Dr. Flávio chamou atenção para os riscos da diabetes, que pode causar retinopatia diabética: “Se diagnosticada cedo, conseguimos controlar. Mas o atraso na busca por ajuda pode levar à perda irreversível da visão.”

Já Dra. Maria José destacou o uso excessivo de celulares por crianças como uma das causas do crescimento precoce da miopia.

“É fundamental que os pais limitem o uso de telas e incentivem atividades ao ar livre. A visão está em formação e o abuso de dispositivos pode causar danos permanentes.”

Entre as novidades anunciadas durante o mês de aniversário, está a criação do Centro de Miopia da Clinos, voltado para crianças.

“A miopia virou problema de saúde pública com o uso excessivo de telas. Precisamos agir cedo”, afirmou Dr. Flávio.

A médica fundadora da Clinos fez questão de agradecer ao povo feirense: “Agradeço à população que nos acolheu desde o início. Com apoio dos feirenses, conseguimos transformar a Clinos em referência na oftalmologia da Bahia. Espero que continuem confiando no nosso trabalho. Muito obrigada a todos.”

Dr. Flávio reforçou a mensagem: “Cuidar da visão é cuidar da própria vida. Os olhos são a janela da alma.”

Serviço

A Clinos atende pelo SUS, convênios e particular. Para agendamentos e mais informações, os contatos são:
📞 (75) 3603-3900
📍 Unidades em Feira de Santana (Rua Barão do Rio Branco e Shopping Boulevard), Serrinha e Conceição do Coité.

Comentários

Leia também

Saúde
Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

Produto ainda não teve eficácia comprovada
Saúde
Secretaria de Saúde realiza capacitação de profissionais da rede

Secretaria de Saúde realiza capacitação de profissionais da rede

A atividade foi realizada no auditório da UNEX, em parceria com o Centro de Promoção...
Saúde
Apenas 3% dos hospitais aderem programa que troca dívidas por atendimento a pacientes do SUS

Apenas 3% dos hospitais aderem programa que troca dívidas por atendimento a pacientes do SUS

O número equivale a cerca de 3% das 3.537 instituições devedoras, segundo dados do ministro...