Transformando histórias: Alunas do Projeto Qualifica Ouro Verde empreendem em feira de agricultura familiar na UEFS
Ação fez parte do evento Março Mulher, realizado pelo MOC
Alunas dos cursos de Beneficiamento e Higiene e inspeção de alimentos, do Projeto Qualifica Ouro Verde, realização do SENAI em parceria com a Petrobras, marcaram presença na Feira da Agricultura Familiar, Economia Criativa, Popular e Solidária, que integra o evento Março Mulher: Raízes de Empoderamento e Conexão. A iniciativa, realizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), aconteceu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) entre os dias 26 e 28 de março.
Durante a feira, as alunas tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos, comercializando uma variedade de produtos artesanais. Entre os itens oferecidos, destacaram-se geleias de frutas, chips de mandioca, conservas de pimenta e cocadas, todos produzidos dentro da comunidade com ingredientes 100% naturais, fortalecendo o aprendizado, o empreendedorismo local e a valorização dos saberes tradicionais.
Mariza Reis, moradora da comunidade de Floresta, em Araçás, e membro da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais de Floresta, ressalta que a experiência foi enriquecedora, proporcionando à comunidade os primeiros passos no empreendedorismo. “Participamos do curso de beneficiamento de alimentos e, hoje, estamos aqui nos tornando mulheres empreendedoras. Produzimos geleias, doces e outros itens, que levamos para vender. Só temos a agradecer”, afirma.
Josefa da Conceição, da comunidade de Chapada, também em Araçás, destaca que os conhecimentos adquiridos no curso tornaram as vendas mais eficientes. Os novos produtos despertaram o interesse dos visitantes, ampliando a procura e o consumo. “Vendemos todos os produtos e não trouxemos nada de volta para casa. Alguns acabaram tão rápido que os clientes retornavam à procura de mais. Foi uma experiência única, já que nunca havíamos participado de uma feira como essa. Todo o conhecimento e aprendizado proporcionado pelo Senai foi de grande importância para nós”, pontua.
Coordenadora de curso do Projeto Qualifica Ouro Verde, Luciana Cássia destaca que a participação das alunas na feira reforça a importância do conhecimento como gerador de oportunidades. “É um sinal de que estamos no caminho certo. É gratificante ver o conhecimento sendo colocado em prática, pois essa é uma das missões do nosso projeto: transformar histórias. Nosso objetivo é que elas utilizem o que aprenderam para criar oportunidades”, destaca.
Sobre o Projeto Qualifica Ouro Verde
O Projeto Socioambiental Qualifica Ouro Verde surge da necessidade de criar ações indutoras de inclusão social por meio de qualificação profissional para emprego, renda e sustentabilidade ambiental nas comunidades em torno das ações da Petrobras, promovendo o protagonismo e empoderamento das famílias e criando um ciclo social operacionalmente sustentável nos territórios.
Atuando no eixo de Desenvolvimento Econômico, o projeto Qualifica Ouro Verde levará capacitação profissional e ecologicamente sustentável para quase 20 comunidades em Araçás, Alagoinhas, Candeias, São Sebastião do Passé, Entre Rios e Catu, beneficiando cerca de 800 pessoas. As ações serão realizadas a partir de janeiro de 2024, com duração de três anos.