Educação

Professora salva aluno com técnicas de primeiros socorros ensinadas na formação Lei Lucas

Fato compartilhado na manhã desta quinta-feira (20) durante mais uma edição do curso de capacitação

20/03/2025 12h00
Professora salva aluno com técnicas de primeiros socorros ensinadas na formação Lei Lucas
Foto: Nara Cortez

Em um dia comum na Escola Municipal Anísio Pereira Bernardes, localizada no distrito da Matinha, a professora Liliane Rangélia teve a oportunidade de aplicar com sucesso as manobras de desengasgo que aprendeu em um curso de primeiros socorros. A formação, realizada de acordo com a Lei 13.722/18, conhecida como Lei Lucas, foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O ocorrido foi compartilhado na manhã desta quinta-feira (20) durante mais uma edição do curso de capacitação.

Liliane enfatizou a importância do treinamento, especialmente no contexto escolar, onde as crianças estão frequentemente expostas a engasgos e acidentes simples. “O curso me deixou mais preparada e confiante. Hoje, me sinto segura e realizada por ter conseguido aplicar o que aprendi e salvar uma vida”, afirmou.

O soldado do Corpo de Bombeiros, João Lucas Fagundes Batista, ressaltou que a criação da Lei Lucas tornou obrigatória a capacitação de profissionais em instituições de ensino infantil e fundamental para atuarem em situações de emergência. Segundo ele, a formação em primeiros socorros tem um impacto significativo na segurança das crianças e no ambiente escolar de forma geral.

“Quanto mais pessoas souberem as técnicas e os protocolos de emergência, mais vidas podem ser salvas. Vamos abordar o suporte básico de vida, focando na parada cardiorrespiratória e nos engasgos de adultos, crianças e lactantes. Também vamos abordar situações de trauma e emergências clínicas, sempre com foco nas necessidades dos educadores e outros profissionais da escola”, explicou o soldado.

A metodologia do curso, conforme João Lucas, é teórica e prática. “Temos equipamentos adequados, como manequins e bonecos, para treinar os profissionais. A ideia é garantir que todos possam realizar os primeiros socorros de forma eficiente e segura, independentemente da situação”, completou o bombeiro.

Ana Maria Alves, chefe da Divisão de Educação Infantil da Seduc, que coordena o curso, destacou que a formação começou em 2021 e tem sido um sucesso contínuo. Além de preparar os profissionais para lidarem com emergências dentro das escolas, o aprendizado também é valioso para a vida cotidiana de todos.

“Esta capacitação não só contribui para a prevenção de acidentes, mas também permite que os profissionais atuem de maneira eficiente em qualquer situação de emergência. Estamos planejando expandir o programa, incluindo treinamento para brigadas de incêndio”, afirmou Ana Maria.

Ao longo deste ano, 18 edições do curso serão realizadas, beneficiando profissionais de 210 escolas municipais, tanto na zona urbana quanto rural. O público-alvo inclui desde porteiros, merendeiras e auxiliares de serviços gerais até professores, diretores e outros membros da comunidade escolar, garantindo que todos estejam preparados para enfrentar situações de emergência de maneira eficaz.

Comentários

Leia também

Educação
PGE já pediu liberação de precatórios do Fundef, mas ainda aguarda STF

PGE já pediu liberação de precatórios do Fundef, mas ainda aguarda STF

Órgão disse que continua aguardando a decisão do Supremo para realizar o repasse e enfim...
Educação
Prefeitura busca terreno para construção de escola em Ipuaçu

Prefeitura busca terreno para construção de escola em Ipuaçu

O prefeito José Ronaldo de Carvalho realizou uma visita técnica na localidade, na manhã...
Educação
PND tem mais de 1,1 milhão de inscritos em sua primeira edição

PND tem mais de 1,1 milhão de inscritos em sua primeira edição

Prova Nacional Docente será realizada em 26 de outubro