Estudante da Uefs supera desafios e realiza sonho de estudar na Espanha
Estudante de Amélia Rodrigues tem 22 anos e cresceu vendo a mãe sustentar a família com o trabalho de coleta de materiais recicláveis, faxinas e cuidado de idosos.
A educação sempre foi um caminho de transformação para Vinícius dos Santos Venâncio, um jovem de 22 anos, natural de Amélia Rodrigues, que superou desafios socioeconômicos para realizar o grande sonho de estudar na Universidade de Valladolid, na Espanha, as aulas começaram no dia 12 de fevereiro. Aluno do curso de Licenciatura em Letras com Espanhol na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), ele embarcou nessa nova fase acadêmica contando com o apoio da mãe e de pessoas que se mobilizaram para ajudá-lo.
“Minha jornada é de muita superação. Sempre enfrentei dificuldades socioeconômicas que me atrapalhavam, como o simples fato de gostar de ler e não ter acesso a livros, porque eram caros. Então, eu recorria a bibliotecas ou até pegava livros da reciclagem para poder ler”, contou Vinícius.
A paixão pelos estudos foi incentivada desde cedo por sua mãe, que o ensinou a ler e sempre reforçou a importância da educação.
“Ela dizia aquela frase: ‘o peso da caneta é menor do que o de uma enxada’. E eu entendi que o estudo realmente é uma ferramenta poderosa de transformação, mesmo que não seja fácil. Para estudar, é preciso um ambiente adequado, tempo de qualidade e concentração, e nem sempre isso era possível”, relatou.
Desde criança, Vinícius ajudava sua mãe com a reciclagem, uma atividade que demandava esforço físico e dedicação.
“Eu comecei a reciclar muito cedo com ela. Precisávamos separar, reunir e carregar muito peso, o que exigia muito de nós. Nem sempre o lucro compensava o desgaste, mas minha mãe sempre reforçava: ‘Estude para ter uma vida melhor’.”
A decisão de estudar fora do país surgiu de maneira espontânea, impulsionada pelo desejo de crescer e ampliar horizontes.
“Quando coloquei na cabeça que queria ir, encontrei apoio da minha mãe e de pessoas próximas que se sensibilizaram com minha história. A gente começou uma mobilização porque esse sonho não é só meu, é coletivo”, destacou.
Agora, além das despesas com passagem e documentação, Vinícius precisa lidar com os custos de moradia e alimentação na Espanha. Quem deseja apoiá-lo nessa jornada pode entrar em contato através do Instagram @viniajude.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim