Feira de Santana

Feirense coordena pediatria do primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil

Patrícia Cerqueira Lima é pediatra e paliativista, e comemora a oportunidade de atuar em um projeto pioneiro

31/01/2025 17h00
Feirense coordena pediatria do primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil

A Bahia acaba de ganhar a primeira unidade pública de saúde do Brasil dedicada exclusivamente aos cuidados paliativos. Inaugurado na sexta-feira (31), em Salvador, o Hospital Estadual Mont Serrat representa um marco na saúde pública do país ao oferecer assistência integral a pacientes com doenças graves, crônicas e ameaçadoras da vida. A unidade será gerida pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e conta com um investimento de R$ 66 milhões.

Entre os profissionais que integram a equipe do hospital está a médica feirense Patrícia Cerqueira Lima Alves, que assumiu a coordenação da pediatria. Filha dos empresários Roberto Carlos e Samua Lima, da JR Confecções, Patrícia é pediatra e paliativista, e comemora a oportunidade de atuar em um projeto pioneiro que busca oferecer um cuidado humanizado às crianças.

“Estou realizando um sonho de cuidar dos nossos pequenos mesmo quando não podemos curar. O hospital terá enfermaria e ambulatório, e nossa missão é cuidar em todas as dimensões: física, psíquica, social e espiritual”, afirma a médica.

O Hospital Estadual Mont Serrat funciona em um prédio histórico de 1853, que passou por uma ampla requalificação para adequação ao atendimento humanizado. A unidade dispõe de 70 leitos, ambulatórios especializados, serviços de bioimagem, laboratório e áreas destinadas à telemedicina e pesquisa. Ao todo, são 435 profissionais na equipe, incluindo 41 médicos especializados, garantindo atendimento de excelência a mais de 2 mil pacientes por mês.

“Os desafios são grandes, mas estamos prontos para eles. Iremos cuidar de adultos e crianças com doenças crônicas e complexas, até seu último momento de vida”, reforça Patrícia Cerqueira.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Olodum celebra 46 anos com energia e clássicos na Micareta de Feira de Santana

Olodum celebra 46 anos com energia e clássicos na Micareta de Feira de Santana

Com muita alegria e empolgação, o Olodum mostrou mais uma vez por que é referência...
Feira de Santana
Secretário de Cultura destaca força dos blocos afros na Micareta de Feira

Secretário de Cultura destaca força dos blocos afros na Micareta de Feira

O programa Ouro Negro, criado para apoiar entidades culturais negras, tem sido peça fundamental...
Feira de Santana
Mari Antunes promete agito na Micareta de Feira com nova música

Mari Antunes promete agito na Micareta de Feira com nova música

A expectativa é de mais uma apresentação vibrante, que deve marcar a passagem de Mari...