Projeto Férias na Escola encerra inscrições nesta sexta-feira (10)
Projeto oferece oficinas gratuitas de futsal, basquete, horta escolar, dança contemporânea, crochê, artes plásticas, animação em stop motion
O projeto Férias na Escola: Com Mais Sabor e Saber, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), promete transformar as férias escolares em uma experiência inesquecível para os estudantes da rede estadual da Bahia. A partir desta segunda-feira (13) a 31 de janeiro, as escolas participantes do Programa Educa Mais Bahia se tornarão espaços dinâmicos de arte, cultura, esporte, lazer e aprendizado.
Com oficinas gratuitas de futsal, basquete, horta escolar, dança contemporânea, crochê, artes plásticas, animação em stop motion, entre outras, além de reforço em Matemática e Língua Portuguesa, o programa busca promover a socialização, desenvolvimento e novas aprendizagens.
Os interessados têm até esta sexta-feira (10) para realizar a inscrição diretamente na unidade escolar onde estudam. É necessário apresentar um documento oficial com foto e escolher a oficina desejada, respeitando a disponibilidade de vagas. As atividades serão conduzidas por voluntários capacitados, que garantirão a qualidade das oficinas e a diversidade de opções para atender os mais variados interesses dos estudantes.
No Colégio Estadual Doutor Roberto Santos, em Poções, serão oferecidas oficinas de design gráfico, dança e percussão, fotografia e comunicação, além de futsal masculino e feminino, vôlei e basquete.
“O projeto é fantástico, porque deixa a escola ativa, proporcionando férias com lazer, cultura, esporte. Além disso, mantemos o vínculo com os nossos estudantes. Já temos 120 inscritos e a tendência é aumentar o número de participantes. Vamos atender, também, aos alunos do Fundamental II, que estão saindo das escolas municipais para as unidades estaduais”, explica o diretor do colégio em Poções, Rodrigo Schettini Caldas.
Já no Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, em Riacho de Santana, a programação inclui futsal, vôlei, voz e violão e oficinas de acolhimento emocional. Essas atividades demonstram como o projeto busca atender a diferentes áreas de interesse, garantindo momentos de aprendizado, socialização e diversão para os estudantes durante o período de férias.
“Sabemos que boa parte dos estudantes não tem muitas opções de lazer, assim como muitas famílias não têm condições de oferecer uma alimentação de qualidade. Teremos opções de oficinas, envolvendo atividades físicas, culturais e apoio psicológico”, revela o vice-diretor do colégio, Vágner Araújo.
A edição anterior do Férias na Escola já mostrou o impacto positivo da iniciativa, se consolidando como um exemplo de como manter as escolas abertas durante todo o ano pode fortalecer a aprendizagem, o acolhimento emocional e a segurança alimentar dos estudantes. Além de participar das oficinas, os estudantes e voluntários receberão certificados ao final do programa, ampliando o reconhecimento pelas vivências proporcionadas nesse período especial.