Padroeira da Bahia: Fiéis se reúnem para celebrar dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A festa simboliza uma manifestação de fé e sincretismo religioso; A celebração começou nesta manhã na Basílica Santuário no Comércio
Uma multidão de baianos fiéis foram às ruas neste domingo (8) para homenagear Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira Única e Excelsa da Bahia. O encontro começou na Basílica Santuário, com a missa solene do arcebispo Dom Sérgio da Rocha, no bairro do Comércio, pela manhã e seguiu pelas ruas para celebrar à santa.
Alguns devotos vestiam branco com imagens da santa, enquanto outros usavam amarelo em referência à Oxum, orixá que no sincretismo religioso é associada à Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Neste ano, a festa teve como tema: “Festejando a Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebramos 170 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição rumo ao Jubileu de Esperança”.
Nossa Senhora, mãe de Jesus, recebeu ao longo dos séculos vários títulos na Igreja Católica, mas apenas na Bahia, a padroeira do estado é nomeada como Nossa Senhora da Conceição da Praia. A fé da santa começou quando a imagem dela foi trazida de Portugal para Salvador por Thomé de Souza em 1549. Na época, a imagem era apenas chamada de Nossa Senhora da Conceição e o complemento “da Praia” surgiu devido à localização da Basílica.
Além de Salvador, outras cidades baianas celebram a santa, como Conceição do Coité e Conceição do Jacuípe.
Metro1