Educação

Prefeitura divulga balanço da educação nos últimos quatro anos

Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa virtual nesta segunda-feira (30).

30/09/2024 12h01
Prefeitura divulga balanço da educação nos últimos quatro anos
Foto: Jorge Magalhães

A Prefeitura de Feira de Santana investiu na infraestrutura de 71 escolas municipais desde o início da gestão – sendo 35 construídas e 36 reformadas – e na construção de 21 quadras esportivas nas unidades escolares. As melhorias refletem o compromisso do governo municipal com a educação pública para mais de 55 alunos matriculados. Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa virtual nesta segunda-feira (30).

De acordo com o prefeito Colbert Martins Filho, as obras seguem novo modelo arquitetônico padrão adotado com investimentos igualitários nas zonas urbana e rural. “O investimento no conhecimento das crianças agora reflete no futuro da nova geração”, pontuou.

A estrutura das unidades escolares conta com 185 laboratórios implantados, sendo 164 de ciências e matemática e 21 de robótica. Os investimentos em tecnologia foram reforçados com a aquisição de 17.500 chromebooks e 2.276 computadores e notebooks para uso administrativo e de professores.

A secretária de Educação, Anaci Paim, enfatiza que os índices são recorde e destaca que entre as 71 escolas, falta entregar três unidades além do Centro de Formação Continuada e a sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação.

“Nunca na história da Secretaria de Educação houve um investimento tão elevado com o número de escolas reformadas, reconstruídas e ampliadas. Isso traz uma contribuição para qualificar a ação pedagógica. Importante destacar que a escola se qualifica e o ambiente se qualifica a partir dos investimentos na estrutura física e melhorias no conforto e segurança dos alunos”, pontuou. 

Entre as unidades recém reformadas está a Escola Municipal Diva Matos Portela, no bairro Jardim Cruzeiro, citada como a única com piscina olímpica na Bahia. A unidade também é sustentável pois possui sistema de captação de água da chuva “importante para a manutenção da jardinagem e a sustentabilidade”, explicou o coordenador do setor de Obras e Engenharia da Seduc, Kim Sampaio.

A Escola Municipal Cívico Militar Quinze de Novembro, em Jaíba, teve um investimento de R$ 17 milhões com capacidade para 1.050 alunos. “A estrutura dispõe de quadra poliesportiva e auditório, com destaque para o tratamento de esgoto dentro da própria escola”, afirmou Kim Sampaio.

O prefeito Colbert Filho reforçou o compromisso com a preservação do modelo cívico-militar.

“É uma escola selecionada para ser implantada devido baixo índice do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Há uma expectativa de acabar com o modelo escolar cívico-militar no país, contudo assumimos esse compromisso e estamos mantendo pois tem um modelo voltado para a disciplina e melhora dos índices. A fila de espera é grande, aprovada por mães e pais”, destacou.

TRANSPORTE ESCOLAR

Outros importantes números foram apresentados durante a coletiva como o transporte escolar, importante para permanência dos alunos nas escolas. São 14 mil alunos cadastrados, sendo 4 mil da rede estadual. A frota é composta por 163 veículos. 

“Estamos cada vez mais investindo na zona rural. O Município tem assumido a responsabilidade, com recursos próprios, e transporta estudantes da rede pública na zona rural. Muitos dos alunos, se não tivesse a garantia da mobilidade, não estariam estudando”, observa Anaci Paim.

Comentários

Leia também

Educação
Formatura do Proerd vai contemplar mais de 2 mil alunos da rede municipal de Feira de Santana

Formatura do Proerd vai contemplar mais de 2 mil alunos da rede municipal de Feira de Santana

Parceria entre a Seduc e Polícia Militar reforça ações de prevenção às drogas e...
Educação
Prefeitura firma parceria para ampliar acesso de estudantes ao Museu Parque do Saber

Prefeitura firma parceria para ampliar acesso de estudantes ao Museu Parque do Saber

Iniciativa busca integrar o ensino de Ciências, Matemática e Astronomia ao currículo...
Educação
Concurso “Redação Nota 1000 Bahia” é lançado para estudantes da rede estadual

Concurso “Redação Nota 1000 Bahia” é lançado para estudantes da rede estadual

O concurso tem como foco o estímulo à leitura e à escrita como ferramentas de formação...