Feira de Santana

Duas empresas avançam para a próxima fase da licitação da Zona Azul em Feira de Santana

As empresas habilitadas agora seguem para as próximas fases do processo licitatório

27/09/2024 12h03
Duas empresas avançam para a próxima fase da licitação da Zona Azul em Feira de Santana
Foto: ACM

A Prefeitura de Feira de Santana divulgou o resultado da análise do Envelope 1 da concorrência pública nº 61-2024-CP, destinada à concessão do sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como Zona Azul. Após a verificação dos documentos, duas empresas foram habilitadas para a próxima fase do processo: EParking Estacionamento Ltda e o Consórcio ZAD Feira de Santana. O leilão da licitação é realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), conforme cronograma estabelecido no edital.

O projeto visa à implantação, exploração, operação, manutenção e gerenciamento do sistema de estacionamento rotativo em vias e áreas públicas da cidade. O sistema prevê a criação de 8.085 vagas, sendo 6.398 para veículos e 1.687 para motocicletas. O número de vagas é superior ao de outras cidades brasileiras que já contam com sistemas de Zona Azul, como São José dos Campos (SP), com 5.130 vagas, e Sorocaba (SP), com 4.028 vagas.

As empresas habilitadas agora seguem para as próximas fases do processo licitatório, que inclui o julgamento das propostas financeiras. O critério de seleção será baseado no maior índice percentual de retorno ao município, com um valor mínimo estipulado em 25% da receita bruta mensal auferida pela operação do sistema. A empresa vencedora também deverá pagar uma outorga fixa de R$ 4,28 milhões até 30 dias após a assinatura do contrato.

O prazo de concessão do serviço é de 20 anos, com previsão de retorno sobre o investimento (payback) estimado em até oito anos. A expectativa é gerar uma receita anual de cerca de R$ 15 milhões para o Município.

A expectativa é que o novo sistema de Zona Azul melhore significativamente o fluxo de veículos no centro da cidade e em áreas de grande movimentação, promovendo uma melhor organização do trânsito. Com a fiscalização automatizada e constante, a circulação nas áreas rotativas será monitorada com rigor, o que deve contribuir para a redução de infrações e facilitar a rotatividade de vagas, beneficiando tanto motoristas quanto pedestres.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Mudanças no INSS em 2026 exigem atenção e planejamento, alerta especialista

Mudanças no INSS em 2026 exigem atenção e planejamento, alerta especialista

Regras de transição seguem sendo atualizadas, elevam exigências para aposentadoria e...
Feira de Santana
Convenção Coletiva do Comércio entra em fase final de negociação

Convenção Coletiva do Comércio entra em fase final de negociação

Feriados e reajuste salarial são últimos entraves da Convenção
Feira de Santana
Prefeitura de Feira de Santana abre processo para apurar irregularidades em contratos da Saúde

Prefeitura de Feira de Santana abre processo para apurar irregularidades em contratos da Saúde

A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 035/2026, publicada no Diário Oficial...