Educação

Estudantes baianos desenvolvem couro ecológico utilizando palma forrageira

A busca por um projeto que cumprisse os pré-requisitos de práticas éticas e ambientalmente legais levou à escolha da planta, que pertence à família botânica Cactaceae.

09/09/2024 18h02
Estudantes baianos desenvolvem couro ecológico utilizando palma forrageira
Foto: Edippo de Sousa

Desde 2014, o movimento global Fashion Revolution opera no Brasil em busca de uma moda com cadeia produtiva sustentável. A conscientização a respeito de uma confecção mais justa e transparente incentivou Bianca Silva, João Pedro Rosa e Milena Santos, estudantes do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, localizado em Ipupiara, no Centro-Sul da Bahia, a desenvolverem um couro ecológico utilizando a Opuntia Cochenillifera, conhecida popularmente como palma forrageira.

A busca por um projeto que cumprisse os pré-requisitos de práticas éticas e ambientalmente legais levou à escolha da planta, que pertence à família botânica Cactaceae. A jovem cientista Bianca explica que o couro ecológico precisa ser fabricado com um material resistente e impermeável. “A gente precisava provar que as confecções a partir do couro feito com vegetal têm resistência para uso diário, por isso a palma forrageira foi a melhor opção. Além de ser uma planta em abundância em nossa região semiárida, ela também tem as propriedades necessárias para desenvolver o produto”.

A estudante conta que o produto é diferente dos que já existem no mercado pela utilização de técnicas específicas desenvolvidas no laboratório do colégio. “Pensamos na preservação do meio ambiente, na proteção dos animais e nas necessidades cotidianas. Esses foram os 3 pilares iniciais ao escolher o modo de confecção mais adequado. Nossa ideia é empreender com responsabilidade, por isso temos um modelo de negócio com padrões sustentáveis”, esclarece.

Após produzir o couro, o passo seguinte é costurar o tecido, possibilitando a criação de um novo produto, como bolsas, por exemplo. O projeto, que tem, segundo a estudante, finalização manual, é orientado pelos professores Edippo de Souza e Carol Castro, sendo parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação.

Bahia Faz Ciência
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou, no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos na área de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail [email protected].

Comentários

Leia também

Educação
Lei para proibição do uso de aparelhos eletrônicos nas escolas é aprovada por Câmara de Salvador

Lei para proibição do uso de aparelhos eletrônicos nas escolas é aprovada por Câmara de Salvador

PL passou pela Câmara de Vereadores da cidade, foi votado e aprovado nesta terça-feira...
Educação
Nova Escola Faustino Dias Lima é inaugurada no Feira VII e atenderá mais de mil estudantes

Nova Escola Faustino Dias Lima é inaugurada no Feira VII e atenderá mais de mil estudantes

A escola foi projetada com 16 salas de aula amplas e climatizadas, além de diversos espaços...
Educação
Escola Municipal Faustino Dias Lima será inaugurada nesta terça no Feira VII

Escola Municipal Faustino Dias Lima será inaugurada nesta terça no Feira VII

Unidade atenderá prioritariamente alunos do 6º ao 9º ano, suprindo a carência de vagas...