Feira de Santana

UEFS tem estudo sobre restauração do “Carro de Boi”, no Amélio Amorim

Esta informação foi dada na segunda (17), por um grupo de arquitetos presentes na Reunião Ampliada da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal

19/06/2024 09h10
UEFS tem estudo sobre restauração do “Carro de Boi”, no Amélio Amorim
Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Feira de Santana tem um “levantamento” acerca de uma possível restauração para o antigo restaurante Carro de Boi, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Esta informação foi dada na segunda-feira (17), por um grupo de arquitetos presentes na Reunião Ampliada da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal para tratar da preservação do patrimônio arquitetônico histórico da cidade. Mestrandos em Desenho, Cultura e Interatividade, na UEFS, os profissionais defendem a proposta de restauração deste equipamento e também das instalações onde, no passado, funcionou uma escola pública, ali próximo.

Referindo-se especificamente ao prédio que funcionou como unidade de ensino, os mestrandos entendem que, uma vez reconstruído, poderia ser aproveitado pela própria universidade.
Para os arquitetos, alguns deles urbanistas, o processo de preservação dos imóveis de valor histórico passa por um trabalho de conscientização dos proprietários, pois muitos deles não sabem a real importância desse patrimônio. Em relação aos prédios que são utilizados como estabelecimentos comerciais, o grupo propõe a padronização de totens e letreiros, que dificultam uma formação identitária.

O problema de poluição visual também foi criticado pelo vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico, fotógrafo e pesquisador Ângelo Pinto: “precisamos de regras”. Ele criticou a atuação do IPAC em Feira de Santana e até mencionou um fato em que o órgão teria usado de “dois pesos e duas medidas” no tratamento de problemas verificados na Igreja dos Remédios e no correto da praça Bernardino Bahia, ambos no centro da cidade. “Impediu o deslocamento do cruzeiro da igreja, por 30 centímetros, e nada fez para conter as obras que desfiguraram o coreto”, disse ele, demonstrando-se indignado.

Os arquitetos em mestrados na UEFS apresentaram preocupação com vários aspectos relacionados à atenção das instituições responsáveis pelo patrimônio histórico no município, a exemplo da ausência de fiscalização à reforma e restauro dos imóveis; a necessidade de tombamento de prédios que sediam as filarmônicas 25 de Março e Vitória, mais o Montepio dos Artistas Feirenses e a necessidade de concurso público, pela Prefeitura, para que o Município possa contar com arquitetos urbanistas em seus quadros.

Além de anunciar a elaboração de um plano de ação para a preservação do patrimônio arquitetônico feirense, o presidente da Comissão de Educação e Cultura, Jhonatas Monteiro, disse que é preciso um olhar para além do chamado “centro antigo” de Feira. Segundo ele, locais como o Najé (ladeira que dá acesso ao bairro Sobradinho), o Marajó e a Rua Nova carecem de maior atenção em vista de seus imóveis, menos robustos, mais populares, mas também importantes do ponto de vista histórico. A arquiteta Tamires Aguiar considera estratégico um projeto que possa atrair renda para esses imóveis, forma de viabilizar a sua preservação. Ela cobrou da classe dos arquitetos formar uma “frente forte” para participar deste processo.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sistema CadÚnico indisponível entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro

Sistema CadÚnico indisponível entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro

Serviços de inscrição e atualização do NIS estarão suspensos nestes dias nos CRAS...
Feira de Santana
Feira de Santana registra redução de casos de dengue, afirma Secretaria de Saúde

Feira de Santana registra redução de casos de dengue, afirma Secretaria de Saúde

Após um pico no primeiro semestre, o município teve cerca de 80 casos em setembro e 52...
Feira de Santana
Conferência Municipal do Meio Ambiente tem foco em mudanças climáticas

Conferência Municipal do Meio Ambiente tem foco em mudanças climáticas

O evento, que integra uma etapa preparatória para a Conferência Nacional, convocada pelo...