Ministério da Saúde libera ampliação da faixa etária para vacina da dengue com doses prestes a vencer
Ministério orientou as secretarias a priorizarem a população entre 6 e 16 anos; imunizantes poderão ser aplicados na população de 4 a 59 anos
O Ministério da Saúde, através da Câmara Técnica de Imunizações, liberou nesta quarta-feira (17) a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso das doses que irão vencer no dia 30 de abril.
Os imunizantes poderão ser aplicados em pessoas de quatro a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando. Até então, as doses estavam restritas a adolescentes de 10 a 14 anos.
Por meio de nota técnica, o ministério orientou as secretarias a priorizarem a população entre 6 e 16 anos. Se, mesmo assim, houver risco de sobrarem doses, os profissionais poderão aplicar nas pessoas de 4 a 59.
A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação. A pasta informou ainda que não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, uma vez que já foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente ao Ministério da Saúde.
Além disso, o ministério solicitou que os estados e municípios melhorem a comunicação para utilizar as doses remanescentes e evitar um possível desperdício.
*Com informações Metro 1