Saúde

Especialista destaca a importância da ortodontia infantil para a saúde bucal

Os benefícios desses tratamentos são diversos, não se limitando apenas ao aspecto estético do sorriso.

03/03/2024 11h49
Especialista destaca a importância da ortodontia infantil para a saúde bucal
Imagens: Freepik

A saúde bucal das crianças é uma preocupação constante para os pais, e entender os fundamentos da ortodontia infantil pode ser crucial para garantir o desenvolvimento adequado da dentição e da estrutura facial dos pequenos. Para esclarecer alguns pontos importantes sobre esse tema, a Dra. Raiane Maia, cirurgiã dentista especializada em ortodontia explica como a ortodontia trabalha com a saúde bucal das crianças.

“A ortodontia é uma especialidade dentro da odontologia que se dedica à correção das posições dos dentes, utilizando aparelhos específicos. Enquanto isso, a ortopedia dos maxilares concentra-se no desenvolvimento e crescimento ósseo, ajudando a guiar esse processo na infância.” Explica Dra. Raiane.

Dentre os aparelhos utilizados na ortodontia infantil, há uma variedade de opções, desde os móveis até os fixos, cada um com suas características e formas atrativas para as crianças. “Esses tratamentos são eficazes e simples, e muitas vezes até divertidos para os pequenos, com opções de cores e temas personalizados”, acrescenta a Dra. Raiane.

Os benefícios desses tratamentos são diversos, não se limitando apenas ao aspecto estético do sorriso. “Além de contribuir para um sorriso bonito, a ortodontia infantil pode prevenir problemas futuros, como cirurgias complexas e extrações dentárias, além de melhorar a mastigação, a respiração e até mesmo a fala das crianças”, destaca a especialista.

Dra. Raiane ressalta a importância da intervenção precoce em casos de problemas na dentição infantil. “É fundamental estar atento a sinais como a demora na troca dos dentes de leite, a ausência de espaço para o nascimento dos dentes permanentes e até mesmo hábitos como chupar o dedo, que podem influenciar no desenvolvimento da arcada dentária e na mordida.”

Sobre a idade ideal para iniciar um tratamento ortodôntico, a Dra. Raiane enfatiza que não há uma regra fixa. “É recomendável que a criança já tenha uma certa maturidade para compreender a importância do tratamento e cuidar adequadamente do aparelho. Por isso, é interessante procurar um ortodontista assim que começar a troca dos dentes de leite.”

Por fim, a Dra. Raiane destaca a importância de estar atento a hábitos como chupar o dedo, que podem influenciar no desenvolvimento da arcada dentária e na mordida. “Esses hábitos podem impactar negativamente na estrutura óssea facial da criança, sendo necessário intervir para corrigir o problema e garantir um desenvolvimento saudável.”

Comentários

Leia também

Saúde
Síndrome nefrótica: especialista explica doença que afeta filha de Júnior Lima

Síndrome nefrótica: especialista explica doença que afeta filha de Júnior Lima

A menina foi diagnosticada com uma síndrome rara que afeta os rins, conhecida como síndrome...
Saúde
Ginecologista explica opções de tratamento não hormonal para menopausa

Ginecologista explica opções de tratamento não hormonal para menopausa

No quadro Mulheres em Pauta, a ginecologista Dra. Márcia Suely abordou um tema que ainda...
Saúde
Você cuida bem dos seus pés? Especialista alerta para sinais perigosos

Você cuida bem dos seus pés? Especialista alerta para sinais perigosos

A podiatria clínica atua prevenindo e tratando lesões nos pés, com foco especial em...