Especialista faz um alerta sobre o aumento de casos de câncer no Brasil e no mundo
A médica revela que cuidar da mente ajuda a diminuir as chances do aparecimento da doença.
De acordo com dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, os casos da doença vão crescer 77% até 2050. No Brasil, a realidade tende a ser mais dura, já que a estimativa é de uma crescente de 140% em relação a quantidade de casos atuais. Os números são um alerta para a necessidade de cuidados com a saúde no âmbito geral e uma atenção com a manutenção de exames.
A nutróloga especialista em qualidade do sono e sexologia, Anne Stephany, revela que ter um estilo de vida não saudável aumenta as chances do aparecimento de um câncer. “Cada dia a gente vê pessoas mais jovens, às vezes até um estilo de vida aparentemente saudável e desenvolvendo essa doença. Quando se fala em mudança de estilo de vida, as pessoas pensam só em atividade física e alimentação, mas esquecem de um emagrecimento da mente, só se estressam e não cuidam do emocional.”
A médica diz que a medicina do estilo de vida é baseada numa abordagem biopsicosocial, cuidando não só da saúde do corpo mas da mente também. “Sem uma boa alimentação, não vai produzir os hormônios do bem-estar, não vai ofertar as nossas células de vigilância imunológica os fatores necessários para que ela tenha o suporte para fazer uma vigilância e destruir uma célula, por exemplo, pré-maligna ou uma célula já cancerígena. A gente pode inclusive melhorar o nosso estilo de vida em vigência de um câncer para melhorar, por exemplo, um tratamento.”
Anne Stephany finaliza afirmando que cuidar da saúde do sono também é necessário e que problemas nessa área podem acarretar em doenças graves.