Educação

Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD

Preocupação com a formação dos professores é o motivo por trás da decisão

11/12/2023 09h08
Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou, nesta terça-feira (5), que o governo federal cogita proibir que cursos de licenciatura tenham 100% da carga horária na modalidade de ensino a distância (EaD) e planeja outras mudanças nos cursos de formação de professores online.

Para o ministro, o momento é de avaliação dos cursos de licenciatura não presenciais que, em novembro, tiveram as autorizações para novos cursos 100% EaD suspensas por 90 dias. “A ideia do ministério é não permitir mais cursos sempre EAD. Então, vamos definir se vão ser 50%, 30% [da carga horária].”

A preocupação com a formação dos professores brasileiros foi manifestada pelo ministro em entrevista coletiva à imprensa, logo após a apresentação pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na manhã desta terça-feira, dos resultados obtidos pelo Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. O levantamento mostrou que menos de 50% dos alunos sabem o básico em matemática e ciências.

Pisa 2022
Nesta edição do Pisa, a avaliação de desempenho educacional analisou as respostas dadas por estudantes de 15 anos de 81 países a questões de matemática, leitura e ciências, indicadores contextuais relacionados, entre outros, aos impactos da pandemia de covid-19 na educação, relação da família com os alunos, professores e estudantes e violências nas escolas. No Brasil, a aplicação do Pisa a cerca de 10 mil alunos foi de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.

O ministro destacou a importância do programa internacional para o Brasil a longo prazo. “Temos no Pisa uma ferramenta importante como orientação para decisões políticas do governo brasileiro. Na federação, o papel da execução da educação básica é dos estados e dos municípios. Portanto, o papel do MEC é de coordenar esse processo, ser o grande maestro dessa política educacional brasileira para garantirmos a qualidade da educação das crianças e jovens brasileiros.”

Por videoconferência, o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, disse esperar que o Pisa traga ferramentas de diagnóstico precoce e de cooperação para melhorar a qualidade educacional do Brasil. O secretário-geral apontou o país como um bom exemplo.

“Percebemos uma queda sem precedentes por causa dos efeitos da covid [19], equivalente a quase metade de um ano de aprendizado. O Brasil, porém, foi uma das poucas exceções em que a performance não piorou. De fato, permanece estável, desde 2009, sim. Mas a estabilidade foi impressionante, especialmente, considerando que as escolas foram fechadas durante a pandemia, por um longo prazo”, pontou Mathias Cormann.

*Agência Brasil

Comentários

Leia também

Educação
UNEX Profissões: Especialista destaca o curso de Administração e suas oportunidades no mercado de trabalho

UNEX Profissões: Especialista destaca o curso de Administração e suas oportunidades no mercado de trabalho

O curso de Administração da UNEX foi reformulado durante a pandemia para atender às...
Educação
Sisu 2025 passará a ter cotas para estudantes de áreas rurais

Sisu 2025 passará a ter cotas para estudantes de áreas rurais

Medida foi anunciada através do Ministério da Educação
Educação
Uesb libera consulta do local de prova do Vestibular 2025

Uesb libera consulta do local de prova do Vestibular 2025

Os quase 11 mil candidatos inscritos no Vestibular Uesb 2025 já podem consultar o seu...