“O cabelo é a forma como você quer se expressar para o mundo”: saúde capilar e autoestima
Biomédica trata de cuidados com o cabelo e a importância de mantê-lo saudável.
O cabelo não é considerado apenas um símbolo de beleza, mas também funciona como um marcador para a saúde do corpo. Ele é parte fundamental da autoestima da maioria das pessoas, principalmente para as mulheres.
A biomédica tricologista, Dra. Maele Silva explicou que problemas no cabelo, como corte químico e alopecia, interferem em fatores psicológicos. Abala a confiança, pode causar ansiedade e estresse, que podem agravar outras doenças, acarretando em mais reações.
“Não ter uma vida saudável, má alimentação, não dormir bem, ser uma pessoa muito estressada, o uso errado de produtos. Para você ter noção, uma unha inflamada pode gerar uma queda capilar”, disse Maele sobre os principais motivos que podem levar a problemas relacionados aos cabelos.
O cabelo também está ligado ao bem-estar do corpo de um modo geral. Ele é capaz de sinalizar que comorbidades podem estar se desenvolvendo e ajuda na identificação de algumas doenças, como lúpus.
A médica comentou que para os homens, grande parte que sofre com calvície e perda de capilar, têm a autoestima baixa e sentem dificuldades para ter vida social de qualidade. Ela sinaliza que a terapia capilar e implantes são opções viáveis para o público masculino.
A identidade capilar é peça fundamental para um cabelo saudável. Conversar com um profissional sobre as suas preferências, gostos e desejos, facilita no momento da escolha da melhor opção para cada cliente.